Qual a diferença entre legumes, verduras e frutas?

3 Comentários

     Muitas pessoas confundem verduras com legumes, mas você sabe qual a diferença entre essas plantas?

     Explicaremos um pouquinho sobre o que as diferenciam.

     Usar o termo legume como se ele tivesse o mesmo significado de hortaliça está errado. E você descobrirá o porque.

     Segundo a Botânica, frutos são todos os alimentos produzidos pelas plantas angiospermas (aquelas que apresentam flores e frutos). São responsáveis por proteger as sementes enquanto amadurecem e depois disseminá-las.

     Por tanto, frutos e frutas são coisas diferentes.

Definição de fruto

     Após o período de fecundação dos óvulos das plantas, o fruto se desenvolve devido aos hormônios vegetais (que mudam sua consistência, estrutura, cores, sabores e tecidos) para proteger o embrião, no caso, as sementes até o momento certo de elas germinarem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contêm sementes.

E o que é legume?

     Legumes são todos os frutos que não são frutas necessariamente. Ou seja, eles são salgados (ou não doces) ou possuem um sabor ainda melhor quando temperados. Como por exemplo o chuchu, a abóbora, abobrinha e berinjela. Entre vários outros.

Verdura, o que é?

     Verdura é o nome utilizado popularmente para designar hortaliças, que nada mais são que folhagens comestíveis como a alface, agrião, couve, rúcula, entre outras verdinhas deliciosas que fazem o maior sucesso em diversos tipos de saladas.

Fruta então, é o que?

     Nutricionalmente e claro, culinariamente falando, frutas são todas doces ou cítricas, desenvolvidas normalmente, através de vegetais floríferos. Laranja, uva, acerola e banana são alguns dos exemplos mais comuns.

Resumidamente, numa maneira mais fácil de lembrar:

Fruta é um fruto doce;

Legume é um fruto salgado;

Verdura é uma planta folhosa.

     Uma curiosidade muito interessante é que o tomate também é uma fruta. Ele contém sementes no seu interior e por isso entra também para esta categoria.

     Em nossa loja você encontra os mais diversos itens para o cultivo de todas essas plantas. Mudas de frutíferas, sementes de verduras, sementes de legumes, ferramentas para cultivo, vasos… A lista é imensa.

     Clique aqui e confira!

     Bom plantio! 💚

3 respostas para "Qual a diferença entre legumes, verduras e frutas?"

  • Boa explicação sobre frutos, frutas e legumes. Parte botânica bem explicada e o resumo fácil para fixação do texto.

  • Por definição, legume é o fruto das leguminosas. A vagem do feijão, da fava, da soja, é um legume.
    O que é produzido na horta, chamamos de hortaliças. Existem as hortaliças folhosas (alface, couve, etc.), hortaliças fruto (abóbora, berinjela, etc.), hortaliças bulbos e/ou tubérculos (rabanete, batatinha, cebola).

  • gostei muito desta parte em que nos esclarece sobre as diferenças entre os frutos,frutas ,legumes e hortaliças. muito agradecida foi muito instrutivo. espero por mais curiosidades.Abraços

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *