A Maranta Tricolor ou Calathea Trialstar (Stromanthe thalia) é uma das plantas mais desejadas para compor as famosas selvas urbanas. É presença recorrente nas salas de apartamentos, mas também marca presença no paisagismo externo.
O uso em canteiros, combinado a outras plantas de pequeno-médio porte, traz destaque e beleza para espaços comuns de condomínios ou residências.
Nos dois casos, o cultivo demanda atenção: é uma planta que gera muitas dúvidas, principalmente em relação a luminosidade e as regas. Pensando nas dúvidas mais comuns a respeito, listamos uma série de dicas certeiras para cuidar da maranta tricolor.
Preparo do vaso
As mudas de marantas que foram adquiridas em lojas de jardinagem devem ser replantadas para vasos maiores, para incentivar o crescimento.
São plantas que se adaptam bem a diferentes tipos de vasos e independentemente do modelo, é essencial ter furos no fundo (exceto para autoirrigáveis).
Substrato para marantas
O substrato deve ser leve e rico em matéria orgânica. “O ideal é usar um substrato bem fofinho, que armazene bastante água e seja de fácil evaporação. Usar Carolina Soil com húmus de minhoca é um bom exemplo”, orienta Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center.
Uma outra opção é fazer um mix de terra vegetal e húmus de minhoca, que é uma fonte de matéria orgânica, principalmente para preparar canteiros ou vasos altos.
🪴 Dica da Plantei: comprou a maranta on-line? Mantenha o vaso totalmente na sombra e faça regas frequentes durante os três primeiros dias. Depois disso, comece a aclimatação para meia-sombra.
Onde colocar a maranta?
Nem sol, nem sombra. O local ideal para posicionar as marantas tricolores é em locais de luz natural indireta.
Isso significa que a exposição à luz solar direta pode queimar as folhas da planta e prejudicar o seu desenvolvimento.
🪴 Dica da Plantei: se o vaso escolhido for de um material leve, fica muito fácil fazer a movimentação e a limpeza. Caso contrário, use um suporte com rodízios e ganhe tempo e praticidade!
Como cuidar da Maranta tricolor?
O cultivo da maranta tricolor ou calathea triostar costuma gerar muitas dúvidas, principalmente em relação a frequência das regas.
Essa planta faz parte de um gênero botânico chamado Marantaceae, que é muito presente nas florestas brasileiras, sobretudo na Mata Atlântica.
Uma das suas principais características é o gosto por ambientes quentes e úmidos.
Mas, atenção: o biólogo Daniel Barreto (Plantei Garden Center) alerta que “é muito comum perder marantas por excesso de água, achando que se gosta de umidade precisa de regas diárias. Quando isso acontece, as raízes acabam apodrecendo”, conta.
A frequência média recomendada é de duas a três vezes por semana, mas pode variar de acordo com as condições do ambiente e da sua região.
Como garantir boas condições de umidade
- Faça a camada de drenagem com argila expandida para evitar acúmulo de água junto às raízes da planta;
- Confira se os furos dos vasos não estão obstruídos e se a água das regas escoa com facilidade;
- Em canteiros ou vasos de chão grandes, coloque gotejadores para proporcionar uma irrigação mais uniforme e contínua às marantas;
- Se você tem pouco tempo para manutenção da sua selva urbana, utilize um vaso autoirrigável para não esquecer de fazer as regas;
- Nos dias mais quentes, use um borrifador com água e espirre no entorno das marantas (as samambaias também vão adorar);
- Combine beleza e praticidade: coloque o vaso em que a planta está dentro de um cachepô e preencha com pedrinhas de construção até a metade. Coloque água até cobri-las e, assim, você cria um ambiente úmido e ideal para cultivá-las.
Por que as folhas ficam secas?
As folhas das marantas ficam secas porque estão posicionadas no lugar errado, provavelmente recebendo luz solar direta.
Antes de posicionar o vaso em um local ou plantar mudas de marantas, verifique como é a presença do sol no ambiente. Como explicamos anteriormente, elas gostam de luz solar indireta.
Plantas dentro de casa
A preferência por iluminação indireta faz com que as marantas e calatheas sejam amplamente utilizadas para compor a decoração dos ambientes internos.
Em vasos de chão ou em cachepôs sob bancadas, se destacam pelas cores e pelo formato das suas folhas. A combinação com outras plantas tropicais traz sensação de alegria e frescor para o espaço.
As jiboias, antúrios, aglaonemas e samambaias têm preferências similares de luminosidade e são ótimas opções para compor essas selvas urbanas.
Conheça a Plantei Garden Center
A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas.
Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa!