Lendo agora
5 maneiras de fazer o reaproveitamento de cascas de frutas e verduras

5 maneiras de fazer o reaproveitamento de cascas de frutas e verduras

Depois de preparar as refeições, grande parte das pessoas joga fora a comida que sobrou. Cascas, folhas, talos e sementes vão para o lixo, juntamente com fibras e nutrientes que podem ser bem reaproveitados em casa, na alimentação e nos cuidados pessoais.

Felizmente, a consciência da sustentabilidade vem transformando os hábitos de consumo e trazendo grandes benefícios para a saúde e economia para o bolso. Além disso, é importante lembrar que o que costuma ser descartado de frutas e verduras possui mais nutrientes do que a parte que consumimos.

Para te ajudar a levar uma vida mais saudável, nutritiva e sem desperdícios, selecionamos 5 maneiras de fazer o reaproveitamento de cascas de frutas e verduras. Confira!

1. Alimentação

A maioria dos alimentos pode ser 100% aproveitados. Os diferentes sabores e texturas de cascas, folhas e talos podem surpreender, tornando-se opções criativas e econômicas para variar o cardápio da semana.

Basta uma breve pesquisa para encontrar diversas receitas nutritivas de saladas, geleias, pães, bolos, chás e sucos com cascas de frutas e legumes que podem ser aproveitadas. Ademais, elas ajudam a controlar os níveis de açúcar e gordura no sangue, auxiliando também o funcionamento do intestino.

reaproveitamento de cascas de frutas e verduras

A principal dica é lavar bem o alimento antes de ingerir, retirando os resíduos que se acumulam nas partes internas. Dê preferência para produtos orgânicos, cultivados sem o uso de inseticidas ou pesticidas, ou, por que não, produzi-los em casa?

E não se preocupe, nem todas as receitas são para consumo imediato, podendo ser estocadas e congeladas. Confira algumas opções:

> Cascas: são ricas em fibras e, em sua maioria, possuem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo ideais para a preparação de tortas, bolos, doces, petiscos, farofas, sucos, chás e geleias.

Aposte em receitas com cascas de banana, tangerina, melão, goiaba, maracujá, laranja, pepino, abacaxi, maçã, berinjela, beterraba, abóbora, manga, pepino e mamão. A entrecasca do maracujá e da melancia também pode ser usada!

> Folhas: fonte de vitaminas e minerais, podem ser aproveitadas em bolos, sopas e saladas. As folhas de beterraba, cenoura, batata-doce, nabo, rabanete, couve-flor, abóbora, alho-poró, mostarda e hortelã são as mais indicadas para o consumo.

> Talos: ricos em cálcio e potássio, são indicados para refogados, sopas, patês e recheios em geral. Use e abuse dos pratos feitos com talos de brócolis, couve-flor, espinafre, agrião e beterraba.

> Sementes: com alto valor nutritivo, elas também não precisam ser descartadas! Busque por receitas com sementes de abóbora, jaca, melão, mamão e melancia.

2. Limpeza da casa

O reaproveitamento de cascas de frutas e verduras também auxilia na limpeza da casa. As da laranja e do limão, por exemplo, são indicadas para limpar vidros, fornos e micro-ondas.

Já as cascas de banana são usadas para lustrar e polir pratarias, pois adicionam brilho aos artigos, além de serem ótimas alternativas para higienizar e tirar manchas de velas dos móveis.

Também é possível produzir sprays multiusos com cascas de frutas cítricas e vinagre, transformando a mistura em um ótimo produto natural para higienizar e aromatizar a casa.

3. Repelente

Outra opção sustentável é utilizar cascas de limão, laranja ou tangerina para espantar mosquitos e outros insetos. Os tabletes de veneno, utilizados nos repelentes de tomada, podem ser substituídos por essas cascas e ainda garantir um aroma superagradável para o ambiente.

reaproveitamento de cascas de frutas e verduras

Veja também
Parede verde com plantas vivas: folhagens, begônias roxas, etc.

Laranja e limão cortados ao meio e espetados com cravos são um jeito eficaz de repelir insetos.

4. Beleza

Algumas cascas de frutas são ingredientes principais de esfoliantes caseiros. As cascas de banana, por exemplo, possuem antioxidantes, potássio e propriedades cicatrizantes, por isso são misturadas com açúcar e usadas para eliminar as toxinas, tonificar e revitalizar a pele.

reaproveitamento de cascas de frutas e verduras

Já as cascas de batatas contêm amido, substância que ajuda a amenizar as olheiras e tonificar a cútis. Elas apresentam propriedades calmantes e agem na eliminação de substâncias tóxicas, sendo usadas também para fortalecer e dar brilho ao cabelo.

5. Compostagem

Apostar na compostagem caseira é uma maneira consciente de reduzir o volume de lixo disposto em aterros e incineradores. Além desta vantagem, transformar resíduos orgânicos em compostos estabilizados, ricos em húmus e nutrientes minerais, é investir em um solo de qualidade, melhorando a eficiência dos fertilizantes.

Viu só? O reaproveitamento de talos, sementes, folhas e cascas é fácil, econômico e sustentável. Basta usar a criatividade e inserir aos poucos o hábito na rotina! Logo, você irá sentir os benefícios na saúde e a economia nas compras do mês.

Gostou do conteúdo? Receba dicas e novidades exclusivas sobre o jardinagem e paisagismo toda semana em seu e-mail. É só preencher o formulário abaixo!


Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo