A família Bromeliaceae reúne plantas terrestres, epífitas e de modo herbáceo; que se dividem nas seguintes subfamílias: Pitcairnioideae, Tillandsioideae e Bromelioideae.
O gênero botânico Tillandsia abriga a bromélia tillandsia que possuem como característica serem aéreas ou crescem junto às árvores ou até mesmo em rochas.
Devido à baixa manutenção, são consideradas excelentes para cultivo doméstico e em espaços internos, principalmente em locais quentes e úmidos. Confira, abaixo, dicas de como cultivá-la em casa!
Bromélia tillandsia: como cuidar
A rabo-de-peixe, como é popularmente conhecida devido às características de suas folhas e flores, é uma planta ornamental de cores vibrantes que tem feito cada vez mais sucesso!
Os cuidados são simples: prepare um substrato leve, com boa absorção e acrescente matéria orgânica, como musgo ou húmus de minhoca. Coloque o vaso com a planta em um espaço bem iluminado, mas sem luz solar direta.
As regas devem ser moderadas e acontecer apenas uma vez por semana. Tome cuidado para não encharcar o solo e verifique se a água escoa com facilidade pelos poros.
Retire folhas secas e flores mortas regularmente e, a cada seis meses, use adubo foliar, seguindo a medida de 0,5 gramas por litro de água.
🌱 Dica da Plantei: clique aqui e conheça as características e preferências das bromélias imperial e zebra.
Como cuidar da bromélia tillandsia no vaso?
O principal cuidado é quanto ao preparo do vaso. Siga as recomendações:
- Escolha um vaso médio ou grande de sua preferência e faça furos no fundo, caso não haja;
- Em seguida, faça uma camada de drenagem com argila expandida ou pedra de construção (brita) no fundo do vaso;
- Essas duas etapas são importantes para que a planta tenha um bom desenvolvimento! O acúmulo de água no fundo do vaso pode causar umidade excessiva e encharcamentos no solo;
- Então, siga as recomendações mencionadas acima para preparar o substrato, assim, evita que torrões sejam formados e prejudique o desenvolvimento da bromélia;
- Acrescente o mix depois da camada de drenagem, preenchendo até mais ou menos a metade do vaso;
- Acomode a muda (compre aqui) no centro do vaso e vá preenchendo as laterais com mais substrato, até completá-lo;
- Faça uma rega generosa e verifique se o solo drena bem, ou seja, se a água escoa com rapidez;
- Pronto! Agora é só escolher um local apropriado para acomodar a bromélia tillandsia.
Quanto tempo dura a flor da bromélia tillandsia?
A floração das bromélias tem um ciclo limitado, de aproximadamente uma vez durante o ciclo de vida. Após esse momento, um novo broto nasce da planta-mãe.
Bromélia tillandsia: preço e onde encontrar
Na Plantei Garden Center você encontra centenas de produtos para casa & jardim!
Treliças para paredes verdes, vasos autoirrigáveis, kits de sementes, ferramentas de poda, adubos orgânicos e muitas mudas de plantas, inclusive da bromélia tillandsia (clique aqui).
Baixe o app ou visite a loja virtual, compre online e receba em casa!
Mais plantas dentro de casa?
Procurando dicas para aumentar sua selva urbana?
Aqui no blog da Plantei você encontra centenas de artigos com dicas de cultivo e preferências de variedades que apreciam ambientes internos!
Confira 3 opções que são tão fáceis de cultivar quanto a bromélia tillandsia:
Philodendron Pink Princess
É uma planta perene e cada uma de suas folhas – que podem surgir em tons de verde e rosa – é única!
Aprecia boa luminosidade, mas não tolera bem o sol direto. O substrato deve ser rico em matéria orgânica e as regas são moderadas, de uma a duas vezes por semana (dependendo das condições climáticas da região).
🌱 Dica da Plantei: quer tê-la na sua casa? Clique aqui e compre online na Plantei Garden Center!
Calatheas ou Marantas
São plantas típicas de florestas tropicais, que gostam de bastante umidade e temperaturas mais altas. Além de lindas, são fáceis de cultivar!
Apreciam ambientes com boa luminosidade, mas não gostam de receber sol diretamente em suas folhas. Você pode cultivá-las em ambientes internos, desde que sejam sombreados e com boa ventilação.
🌱 Dica da Plantei: clique aqui e conheça 7 tipos de marantas para ter em casa!
Guaimbê
Nativa da Mata Atlântica e apreciadora do clima tropical, a guaimbê possui cor verde-bandeira e a planta é é trepadeira, ou seja, cresce escalando superfícies, como estantes ou tutores de vasos.
A planta gosta de solo rico em matéria orgânica, preferencialmente úmido e se adapta bem a sombra parcial ou sol pleno. As regas devem ser feitas de duas a três vezes por semana, com cuidado para não encharcar o terreno ou vaso.
🌱 Dica da Plantei: as folhagens pendentes, como jiboia, hera, avenca, corações emaranhados, são perfeitas para ornamentar salas-de-estar e escritórios que recebem boa luminosidade. Clique aqui e aprenda a cultivá-las!