Recentemente, lançamos uma enquete em nossos grupos VIP para entender uma coisa: você, Plantador, tem…

Plantas ornamentais para sala: quais são e onde encontrar
A sala de estar é sinônimo de aconchego!
Para tornar o cômodo ainda mais agradável, aposte nas plantas ornamentais. Além de trazer cores e texturas para a decoração, os cuidados com os cultivos garantem bem-estar para os moradores da casa.
Para uma boa harmonização, observe o estilo predominante, a iluminação e o tamanho do ambiente. Continue a leitura e confira várias dicas para escolher plantas ornamentais para sala!
Quais plantas podem ficar na sala?
A decoração com plantas naturais está em alta, já que traz a natureza para dentro de casa e promove momentos terapêuticos por meio da jardinagem doméstica.
Não há regras quando o assunto é decoração, mas alguns tipos de plantas costumam ser mais indicados para sala de estar.

Antes de escolher as espécies, considere a iluminação do espaço. Caso não receba luz solar, a melhor opção é investir em cultivos que não precisam de exposição frequente ao sol.
Confira uma lista de plantas para sala:
- Aglaonema
- Antúrio
- Areca
- Costela-de-adão
- Echeveria
- Jiboia
- Lírio-da-paz
- Maranta
- Mini-cacto
- Mini-samambaia
- Orquídea
- Palmeira-leque
- Violeta
- Zamioculca
Plantas para sala de apartamento ou para ambientes internos pequenos também devem suportar as mesmas condições, como a baixa iluminação e pouca ventilação.
Caso o espaço tenha ar-condicionado, busque por cultivos resistentes às baixas temperaturas.

Plantas na sala: como decorar
Vasos de plantas para salas grandes devem ser proporcionais ao espaço disponível, mas sem causar conflito com outros elementos importantes na composição, como o sofá e a televisão.
Busque por vasos redondos, ovais ou quadrados que combinem com o estilo da decoração. A matéria-prima, cor, textura e o acabamento do produto vão influenciar diretamente no resultado do visual.

Para ambientes mais despojados, com referências campestres, opte por texturas que remetem ao rústico e natural, como cestos e cachepôs de vime, cerâmica ou palha.
Adicione hangers — suportes suspensos para plantas — de macramê para complementar a composição!
1 – Suportes e folhagens
A decoração com plantas naturais está em alta, já que traz a natureza para dentro de casa e promove momentos terapêuticos por meio da jardinagem doméstica.
Salas com decoração contemporânea possuem elementos modernos que harmonizam perfeitamente com vasos decorativos brilhantes e foscos, dando o toque final de sofisticação.
Invista em grandes folhagens, como pacovás, calatheas, crótons, espadas-de-são-jorge e aglaonemas, para garantir uma mistura de tons e texturas.
Utilize vasos pequenos, grandes, longos e rasos para criar uma composição ainda mais interessante e equilibrada.
2 – Paleta de cores
Para escolher a planta ornamental para a sala, a dica é respeitar a paleta de cores definida, responsável pelas sensações que o espaço deseja promover.
Outra opção é adicionar pontos de cor em salas de tons sóbrios, como preto, branco, bege, azul e marrom. Aposte em vasos, plantas ou flores de cores contrastantes para se destacar no local de descanso.

3 – Vasos funcionais
O vaso autoirrigável garante a umidade ideal para o desenvolvimento das plantas — opção certeira para quem viaja bastante ou ainda não tem habilidade com cultivos.
Plantas ornamentais artificiais para sala
Outra alternativa para quem passa longos períodos fora são as plantas artificiais, que exigem poucos cuidados e proporcionam um visual incrível.
A dica é combiná-las com pedras, cascalhos ou cascas de pinus, tornando a produção mais natural.
Seja natural ou artificial, adicionar plantas à decoração da sala é apostar em bem-estar. Além de deixar o ambiente bonito, florido e perfumado, a variedade de opções possibilita composições com a sua personalidade.
Acesse a loja virtual da Plantei, maior garden center online do país, e confira as melhores plantas e vasos para decorar!




Comments (0)