Lendo agora
Vida sustentável: como fazer bem para si e para o planeta

Vida sustentável: como fazer bem para si e para o planeta

vida sustentável

Apostar em um estilo de vida sustentável é a melhor maneira de contrapor a economia industrial, que sustenta um ciclo de consumo e desperdício e gera impactos irreversíveis no planeta, nos animais e em nós, humanos.

Ainda que pareça pouco, é possível reduzir grandes danos repensando simples ações do dia a dia, como padrões na alimentação, mobilidade e consumo. Confira algumas dicas que ajudam a fazer o bem para si e para o planeta!

Reduza o uso do carro

Além do gás carbônico (CO2) emitido pelos carros, a liberação de outros gases também contribuem para o aquecimento global, causando efeitos devastadores na camada de ozônio.

A mobilidade sustentável é a solução: reduzir o uso do carro e apostar em meios alternativos e/ou públicos como bicicletas, skates, ônibus e metrôs. Investir em uma bike para se locomover, por exemplo, é uma grande mudança no estilo de vida, que traz também diversas vantagens para a saúde física e mental.

Diminua o consumo de carne

A proteína animal demanda um alto volume de recursos naturais. Para produzir 1 quilo de carne bovina, por exemplo, são utilizados mais de 15 mil litros de água. Portanto, diminuir o consumo desta fonte de proteína é investir em uma vida sustentável e uma ótima maneira de repensar toda a alimentação.

vida sustentável
A produção orgânica propõe o cuidado integral com meio ambiente, que vai desde o manejo da terra até o fomento da biodiversidade.

O cultivo orgânico, livre de agrotóxicos e pouco agressivo ao meio ambiente, tem sido uma boa alternativa para quem deseja revisar os hábitos alimentares. Os alimentos orgânicos são mais custosos, mas para isso, a melhor opção é ter uma horta em casa. Quer saber como? Confira o passo a passo aqui.

Pratique o slow fashion

O movimento slow fashion (moda lenta), como o nome já diz, vai à contramão da produção em massa da indústria têxtil, que oferece produtos baratos desenvolvidos por uma mão de obra barata. O fast fashion promove o consumo excessivo e oculta os impactos ambientais do ciclo de vida do produto, que é criado para não durar muito.

Para adotar o consumo consciente e tornar a vida mais sustentável, a dica é investir em marcas que prezam pela produção eco-friendly, com tecidos e materiais menos agressivos ao meio ambiente. Outra opção é fugir dos modismos e apostar no clássico: peças curingas que estão sempre em alta.

Garimpar vestimentas em brechós, fazer trocas e transformar peças antigas também são ótimas soluções para se contrapor a produção em massa e agir de forma responsável sobre o próprio consumo e estilo de vida.

Reutilize o plástico

Segundo a ONU, uma garrafa pet leva mais de 450 anos para se decompor. De todo o plástico produzido no mundo, apenas 25% é reciclado. Grande parte do restante é descartado no oceano, ameaçando a fauna marinha e a qualidade da água.

Veja também
Parede verde com plantas vivas: folhagens, begônias roxas, etc.

vida sustentável
Os animais são um dos principais afetados pela poluição por plásticos no mundo.

Felizmente, é possível minimizar esse impacto mudando algumas ações cotidianas. Na hora da compra, aposte em sacolas retornáveis ou até em um carrinho de feira. Produtos a granel e com poucas embalagens também são ótimas opções.

Itens descartáveis como talheres, canudos, copos e pratos devem ser evitados. Adotar uma caneca no trabalho ou utilizar os próprios talheres são alternativas fáceis de serem praticadas.

Ter uma vida sustentável é possível! A frase “descasque mais e desembrulhe menos” propõe um bom desafio para investir na melhora da qualidade de vida e na redução do impacto ao ambiente.

Para receber dicas e conteúdos sobre jardinagem e horticultura semanalmente em seu e-mail, assine gratuitamente nossa newsletter! É só preencher o formulário abaixo.


Comentários (2)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo