Lendo agora
Posso ter frutíferas em vasos?

Posso ter frutíferas em vasos?

frutífera em vaso

      Muito se engana quem pensa que é preciso um quintal imenso para ter árvores frutíferas: até quem mora em apartamento e tem uma pequena varanda pode ter o prazer de colher sua fruta preferida diretamente do pé.

Para ter seu próprio pomar tudo o que você precisa é de uma pequena área aberta e ensolarada. Sim, porque as frutas gostam de sol, mais do que de espaço, então mãos à obra por que além do prazer de cultivar suas frutíferas você ainda vai ganhar muitos elogios pela beleza que elas emprestarão à decoração da casa.

20-nove-varandas-com-orquideas

Claro, não é segredo que as plantas transformam ambientes, dão vida às paredes de concreto, enchem de aconchego os espaços vazios e sem graça. Nada como um cantinho de leitura em meio a vasos de plantas variadas ou receber os amigos com o aroma natural de flores – e frutas, por que não?

Há várias espécies de árvores frutíferas em vaso que encantam os olhos e o paladar, bastando para isso alguns cuidados básicos e a escolha certa da espécie. Pés de acerola, morango, pitanga, goiaba, jabuticaba, caju, romã, maracujá, araçá, pera e até videiras são algumas das frutíferas que podem dar aquele toque especial à sua casa, mas as opções são muitas.

?????????????????????????????????????????????????????????

Veja como fazer o plantio em vasos

      A primeira providência é escolher a espécie e o local. Ele deve ser aberto, com boa incidência de luz solar e oferecer um espaço médio de 2 metros quadrados para cada vaso. Escolha espécies de porte baixo ou médio para facilitar a poda e deixa-la do tamanho que você quiser. Eles podem ser de qualquer material, mas o ideal é que os vasos tenham capacidade de 60 e 100 litros de volume de substrato, proporcionalmente à espécie que você escolheu.

jabuticabeira híbrida produzindo

Use argila expandida 2215 para fazer a drenagem do vaso, colocando uma camada em seu fundo, mas se ventar muito em sua varanda ou área, prefira fazer a drenagem com brita zero, garantindo uma ancoragem perfeita do vaso. Essa camada é importante para impermeabilizar o recipiente, evitando também que a planta encoste no vaso.

10548WH

Coloque uma manta geotêxtil de cobertura e uma camada de substrato enriquecido de matéria orgânica. Ele pode ser acrescido esterco, composto orgânico ou de uma fonte de fósforo – 04-14-08, super fosfato, farinha de osso – a proporção de 2 g de adubo para cada litro de substrato.

É importante que essa cobertura tenha bastante capacidade de reter nutrientes e também a umidade para que a raiz se desenvolva de forma plena e saudável. Agora é a hora de colocar a terra e ver a altura ideal da muda, que deve ser centralizada e cujo topo deve ficar cerca de 3 cm da borda do vaso.

Vá completando o espaço vazio com terra, apertando um pouco para que a superfície fique uniforme. Faça então a primeira rega.

min-19

Cuide da sua frutífera em vaso com muito carinho e atenção

Como todo ser vivo, sua frutífera também vai precisar de carinho e cuidados para que esteja sempre saudável, bonita e saborosa, por isso entre 30 e 40 dias após o plantio faça uma adubação de cobertura.

Você pode usar um adubo de liberação lenta de 3 a 4 meses, como o adubo NPK 10-10-10 a cada dois meses ou o Osmocote 14-14-14. Repita essa adubação a cada três ou quatro meses, acrescentando também húmus de minhoca e terra vegetal.

5b3924c5fc7a1e261837ef5dc1e5548d

Não deixe também de regar sua frutífera em vaso três vezes por semana, mas cuidado para que não fique encharcada. Procure coloca-las em um lugar definitivo, com bastante incidência de luz solar direta por pelo menos 4 horas ou iluminação indireta o dia todo – e evite muda-las de lugar.

Veja também

A cada três ou quatro anos retire-a do vaso, faça uma poda nas raízes que estiverem enoveladas e coloque nova mistura de plantio completando o substrato do fundo do vaso. Desta forma você terá sempre o privilégio de ter suas frutas prediletas diretamente do pé enfeitando ainda mais a sua casa.

min-2

Dica

Para uma maior produção de frutos, recomendamos o FORTH Frutas, que é um fertilizante completo e balanceado, utilizado para fornecer, complementar e repor os nutrientes que as plantas frutíferas necessitam e retiram do solo, favorecendo o crescimento, floração e frutificação.

Sua formulação balanceada, com elementos solúveis e de alta qualidade, chega rapidamente às raízes da planta, resultando em maior satisfação ao ter, no seu pomar, plantas que dão prazer tanto na arte de cultivar quanto na hora de colher.

Nós utilizamos em nossas frutíferas e pelo excelente resultado indicamos. No seu quintal, a certeza de colher bons frutos.

180_479_1_20140702084211

E você, tem frutíferas em vasos em casa? Conte para a gente as suas preferidas aqui nos comentários! 🙂

Créditos de imagem: Projetos da arquiteta Lays Sanches.

vasos para frutíferas

Comentários (59)
    • Como arquiteta, considero ético citar as fontes das imagens, bem como os créditos de projeto ou paisagismo. Fico contente em ver imagens de projetos meus circulando na rede e ficaria ainda mais se os dados fossem citados, bem como nome do fotógrafo, revista em que foi publicado, etc. São muitas pessoas envolvidas para a concepção, execução, produção e fotos dos ambientes, náo considero ético se valer de tanto trabalho alheio. Afinal, estamos todos lutando por um Brasil mais justo, não? Att.: Lays Sanches

      • Bom dia Lays!

        Concordamos plenamente com toda esta política de ética e respeito citada por você. Em algumas postagens realizadas após essa matéria, colocamos no final os créditos. Outras, solicitamos que entrem em contato para que possamos citar os devidos créditos caso sejam imagens de uso pessoal ou de projetos profissionais. Nada mais justo.

        Infelizmente nessa acabou passando.

        De qualquer maneira, gostaria que se possível, nos enviasse todas estas informações pois realmente não temos conhecimento. Encontramos as imagens aleatoriamente em redes de busca, mas jamais ocultaríamos as fontes se soubéssemos quais são as mesmas.

        No momento adicionaremos seu nome ao final do post, mas assim que nos enviar as informações, editaremos e colocaremos todas as informações de forma completa.

        Desde já obrigado pelo contato!

      • Brasil mais justo????
        Que justiça há ao permitir que o presidente pode roubar e governar, enquanto o cidadão que cumpre com suas obrigações deve andar na linha?
        Acho que a partir do momento que temos um presidente ladrão comprovadamente então está liberada a criminalidade para o povo.

    • Olá Vera!

      Tanto o pé de limão quanto o de acerola são frutíferas que produzem o ano todo. No entanto, o período ideal para realização da poda é entre junho e agosto, na época de inverno, quando os pés entram em “dormência” e pausam a produção. Está em tempo para você realizar a poda de suas frutíferas. Elimine ramos antigos, que deram frutos no ano anterior, permitindo que os ramos novos carreguem a safra com mais força e vigor. 😉

  • Bom dia pessoal da Plantei ! Obrigada pelas dicas, eu tenho em vasos, jabuticabeira, goiabeira, acerola,morangos, tomate cereja, temperos e flores. Adoro receber as dicas, e agora estou de olho aqui na cidade de Araraquara, procurando os produtos que vocês indicam ! Muito obrigada, abraço

  • Tenho uma amora hibrida num vaso mas acho que plantei muito abaixo do recomendado. Agora estou com medo de mexer e ela.morrer. poderiam me dar uma dica? Sou cliente e pretendo comprar outras plantas. Grata.

    • Bom dia Rizoleide!

      Não tem problema. Por enquanto não mexa nela pois provavelmente ainda está enraizando. O tronco desenvolverá alguns calos, que são normais e poderão se tornar raízes.

      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Abraço. 😉

  • gostei das dicas, não sei se conhecem, pois é uma fruta da caatinga nordestina, Umbu, ou umbuzeiro, já que o umbu é a fruta. Plantei os caroços em vasos após consumir a fruta, e todos eles brotaram; a terra que utilizei é meio argilosa, que tem afinidade com a terra da caatinga, com isto minha dúvida é, será que ela vai se adaptar se eu inserir um dos aditivos citados?

    • Bom dia Gilze!

      Não tem problema algum, pode utilizar os aditivos pois a adaptação do solo à eles será normal.
      Umbu é uma delícia né?! Que bom que brotaram! 😉

      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Um abraço!

  • Sílvia Barros.
    Tenho um pé de Manga Borbom no vaso a mais de 14 anos, começou a ter frutos aos 10 anos, só que caem muitos frutos na primeira florada consegui 14 mangas, mas vem diminuindo a cada ano, agora está carregado de flores e as manguinhas estão lindas com cerca de 2 cm, queria saber como faço prá que a carga segure, tenho também um pé de tamarindo de 10 anos mas nunca teve frutos.

  • Tenho muitas espécies de plantas, por esse motivo, enfrento grandes problemas com caracóis; os Lesmicidas Granulados não dão resultado algum, gostaria de algum produto líquido que os exterminasse de uma vez por todas.

    • Bom dia Rosiana.

      Para esse tipo de problema, recomendaríamos o Lesmicida Citromax, mas ele é granulado e pelo que disse, produtos deste tipo não resolveram. O que podemos indicar no caso é uma solução de água com sal, que deve ser borrifada na terra, solo onde elas passam ou diretamente nas mesmas. Sendo 01 colher de chá de sal para 01 litro d’água.

      Esperamos que possa ajudar ou até mesmo solucionar seu problema!
      Um abraço. 🙂

  • Olá, acabei de plantar uma muda de pitanga com terra adubada e húmus de minhoca, além disso ela está recebendo luz indireta durante todo o dia. Precisa de mais alguma coisa para que a planta dê frutos??

    • Olá Abraão.

      Não. Tudo ok. O adubo pode ser dispensado na hora do plantio ou transplante, pois pode queimar as raízes. Deve ser colocado após alguns dias quando as raízes começam a se fixar (cerca de 20 dias). Porém, como colocou não há problema, não precisa mexer. A adubação deverá ser realizada daqui 4 meses aproximadamente agora.

      Um abraço. 🙂

  • Olá, tenho pesquisado algum tempo sobre ter uma frutífera em vaso, tenho uma varanda pequena. Na minha varanda tem normalmente vento e só bate sol no verão, qual indicaria? Limão siciliano? Preciso de uma espécie pequena…
    Obrigado e parabéns!

  • Olá boa tarde, tenho várias frutíferas em vasos médio porte, à uns dois anos, a laranjinha kikan está cheia de flores e vários frutinhos , a acerola nao deu fruto as folhas e tronco cheio de manchinhas brancas, achei estranho, ,podei. o que será isto, amo plantas frutíferas.

  • Olá boa tarde…plantei jabuticaba, acerola e romã, gostaria de saber quando tenho que podar e adubar, a jabuticaba é enchertada e faz um ano que plantei, deu 3 jabuticabas, uma delicia, agora a acerola comprei uma mudinha bem pequenina, ja faz 2 anos ainda não floriu, me ajudem!!!!

  • Tenho interesse em jaboricabeira, goiabeira e pitangueira. Moro no Rio Grande do Sul e o clima do inverno e frio. Posso planta-las com bom resultado? Quais as sugestões de frutíferas de vocês ?

  • Olá, amo plantar e gostei muito da matéria. Tenho em vaso um pé de mamão, laranja, saputi, manga e franboesa, gostaria de saber se posso colocar todo mês humos de minhoca para adubar bem.

  • Por gentileza, poderia me dizer o que faço com o meu pé de laranja kikan? As folhas caem e as laranjinhas são pequenas, secas por dentro e casca grossa. O pé está bonitinho, já com 1m de altura mais ou menos, e umas 15/20 laranjinhas em um jarro de plástico na varanda.
    Estou triste porque ainda não deu para comer ao menos uma…
    Espero sua orientação.
    Obrigada e um bom dia!

    • Olá Graça.

      Você pode usar o Forth Equilíbrio, o fornecimento de cálcio ajuda a equilibrar o solo criando condições para o bom desenvolvimento das plantas e suas raízes. Depois de 3 meses, utilize o Forth frutas. Ele é um fertilizante completo e balanceado, utilizado para fornecer, complementar e repor os nutrientes que as plantas frutíferas necessitam e retiram do solo, favorecendo o crescimento, floração e frutificação. Nós usamos nas nossas e os resultados surpreendem bastante. Coloque sempre cascas de frutas no vaso/jarro que ela está plantada. Isso irá ajudar bastante! 😉

  • Olá! Gostaria de dicas sobre frutíferas. Minha varanda é pequena mas ensolarada e coberta, acho que ficaria linda com um vaso de alguma fruta. Qual vocé indicaria? A muda já tem que estar grandinha? Também gostaria que dessem frutos o ano todo. Agradeço.

  • boa tarde! tenho uma jaboticabeira na minha sacada!
    posso plantar morangos em sua base?
    e vcs teriam algo para proteger de bichinhos? as minhas ficam com uns branquinhos… e marrons…
    mas quero q permacecam organicas!
    Obrigada!

  • Tenho um pé de limão que pacientemente consegui atraves da semente plantada em uma floreira. Já mudei para um vaso bem maior e ele tem mais de 1 metro. Noto que ele não “enche”, está sem galhos pro lados e cresce prá cima ( se é que voces me entendem) algumas folhas parece que queimadas. Moro no RS e esse ano o inverno foi rigoroso. O que preciso usar para que eu tenha um lindo pé de limão na area do meu ap?

  • boa tarde,
    tenho uma jabuticabeira, uma acerola, uma amora [morus nigra], uma pitanga, uma sanguinea, um limão siciliano, uma ponkan e 3 mirtilos…
    a acerola, a amora e a pitanga me parecem ser plantas decíduas [pelo menos a minha tem esse comportamento]; já até pensei que tivessem morrido mas elas rebrotam e, por vezes, explodem em frutificação… a amoreira não porduz flores, elas produzem os frutos direto, sem floração; isso é comum na morus nigra?
    os mirtilos é que não estão querendo se adaptar de forma algum… florem mas não frutificam…

    gostei do artigo e do site também; parabéns.

  • Bom dia. Tenho Limão em vaso ,como fazer para carregar de frutas e ficar sempre verde?
    Tenho goiaba gigante em vaso , como fazer para carregar de frutas e ficar sempre verde?
    Valdeci R. Coelho.
    brigado

  • Nasceu de sementes : laranja, limão e tangerina, estão plantados em vaso; quanto tempo demoram pra dar frutos cada planta tem em media 1,5 mt.

  • Boa tarde, tenho um pé de caju ,só que esta evadindo pelo solo o quintal do vizinho debaixo do aquário , gostaria de coloca-lo num vaso, qual o tamanho certo do vaso o tronco esta meio grande.
    Desde já agradeço.
    Thelma

Comentários encerrados


© 2013 - 2025 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo
Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política do Loja Plantei respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site Plantei, e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco.

POLÍTICA DE COOKIES LOJA PLANTEI

O QUE SÃO COOKIES?

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

COMO USAMOS OS COOKIES?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.

DESATIVAR COOKIES

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.

COOKIES QUE DEFINIMOS

Cookies relacionados à conta

Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.

Cookies relacionados ao login

Utilizamos cookies quando você está logado, para que possamos lembrar dessa ação. Isso evita que você precise fazer login sempre que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos quando você efetua logout para garantir que você possa acessar apenas a recursos e áreas restritas ao efetuar login.

Cookies relacionados a boletins por e-mail

Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

Pedidos processando cookies relacionados

Este site oferece facilidades de comércio eletrônico ou pagamento e alguns cookies são essenciais para garantir que seu pedido seja lembrado entre as páginas, para que possamos processá-lo adequadamente.

Cookies relacionados a pesquisas

Periodicamente, oferecemos pesquisas e questionários para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.

Cookies relacionados a formulários

Quando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contato ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura.

Cookies de preferências do site

Para proporcionar uma ótima experiência neste site, fornecemos a funcionalidade para definir suas preferências de como esse site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser chamadas sempre que você interagir com uma página for afetada por suas preferências.

COOKIES DE TERCEIROS

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site.

Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente.

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.

Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.

À medida que vendemos produtos, é importante entendermos as estatísticas sobre quantos visitantes de nosso site realmente compram e, portanto, esse é o tipo de dados que esses cookies rastrearão. Isso é importante para você, pois significa que podemos fazer previsões de negócios com precisão que nos permitem analisar nossos custos de publicidade e produtos para garantir o melhor preço possível.

COMPROMISSO DO USUÁRIO

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o Loja Plantei oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;
B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, casas de apostas (ex.: ESC Online), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do Loja Plantei, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

MAIS INFORMAÇÕES

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de Março/2020.