As plantas pendentes, popularmente conhecidas como “plantas que caem” são opções incríveis para ornamentar ambientes. Nos espaços externos, podem ser colocadas em pergolados, em estruturas verticais fixadas nos muros e também nas colunas de varandas.
Já nos espaços internos, fazem sucesso em vasos suspensos ou em suportes de chão para vasos. Assim, ganham destaque na decoração e dão um toque mais verde para salas, escritórios e sacadas.
E para quem quer unir o verde a outras cores, a dica é cultivar plantas pendentes que dão flores. Confira as dicas e deixe o seu cantinho ainda mais bonito!
Plantas pendentes que dão flores
Há inúmeras plantas pendentes que produzem flores, seja em uma estação específica, como a flor-de-maio ou várias vezes ao ano, como a onze-horas e as petúnias. Antes de escolher a sua favorita, confira as preferências de luminosidade da planta. Esse fator é essencial para acertar na hora escolha do local do vaso.
Elaboramos uma lista bem variada e, abaixo, explicamos como cultivar 8 opções. Confira!
- Columeia rasta
- Columeia peixinho
- Capuchinha
- Brinco-de-princesa
- Flor-de-maio
- Flor-de-cera
- Gerânio-pendente
- Petúnia
- Onze-horas
- Orquídea Vanda
- Roseira pendente
1 – Columeia rasta
O charme da Columeia rasta está nas folhas, que curvam-se em si mesmas formando “rolinhos”. Essa característica, somada ao verde vibrante, torna a planta uma folhagem ideal para jardineiras pendentes ou vasos de parede. As flores são vermelhas e aparecem no formato tubular.
- Ambiente: interno ou externo
- Substrato: rico em matéria orgânica e com boa drenagem
- Tipo de vaso: cuia ou autoirrigável de parede
- Luminosidade: luz difusa, sem sol direto
- Regas: regulares, para manter o solo úmido, mas sem encharcar
2 – Columeia peixinho
A Columeia peixinho produz flores pequenas na cor laranja, que formam um belo contraste com o verde escuro das folhas. Você pode cultivá-la em vasos suspensos e pendurá-las até mesmo dentro de casa, desde que seja em um espaço de meia-sombra.
- Ambiente: interno ou externo
- Substrato: rico em matéria orgânica e com boa drenagem
- Tipo de vaso: cuia ou bacia
- Luminosidade: gosta do sol leve da manhã
- Regas: regulares
3 – Flor-de-maio
A flor-de-maio é uma planta fácil de cultivar que produz flores mesmo quando cultivada em vasos pequenos. Por esse motivo, é a planta ideal para cultivar em estruturas suspensas verticalizadas.
- Ambiente: interno ou externo
- Substrato: base de casca de pinus (sem taninos) e acréscimo de carvão ou entalhes de madeira sem resina, com os de peroba, ipê, mogno, café ou sansão do campo.
- Tipo de vaso: cuia, jardineira e até em potes pequenos
- Luminosidade: sombra parcial com boa luminosidade
- Regas: moderadas
4 – Flor-de-cera
Quem está buscando opções de plantas pendentes que dão flores e quer um toque ornamental precisa conhecer a flor-de-cera. É uma espécie trepadeira que produz cachos com flores pequenas e carnosas no formato de estrelinhas.
- Ambiente: externo
- Substrato: rico em matéria orgânica e com boa drenagem
- Tipo de vaso: cuia ou vaso de fibra de coco
- Luminosidade: meia-sombra (evite sol pleno)
- Regas: frequentes, mas sem encharcar
5 – Brinco-de-princesa
As cores vibrantes da brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida) são de encher os olhos! As flores mesclam tons variados de cor-de-rosa, roxo e vermelho. A planta cresce bastante e pode ser cultivada como trepadeira, mas também se desenvolve em vasos e jardineiras.
- Ambiente: externo
- Substrato: rico em matéria orgânica e com boa drenagem
- Tipo de vaso: cuia pendente ou jardineira
- Luminosidade: meia-sombra ou sol pleno
- Regas: frequentes, de duas a três vezes por semana
6 – Gerânio-pendente
A gerânio pendente (Pelargonium peltatum) faz sucesso como ornamentação nas áreas externas. É muito comum vê-la apoiada à janelas, colunas de sustentação das casas e em varandas.
- Ambiente: externo ou interno próximo às janelas
- Substrato: rico em matéria orgânica e com boa drenagem
- Tipo de vaso: cuia pendente ou jardineira
- Luminosidade: luz indireta
- Regas: regulares
7 – Petúnia
Se você quer ter plantas pendentes que dão flores e mora em regiões mais frias, aposte nas petúnias! Elas gostam de temperaturas mais amenas e produzem uma floração abundante quando cultivadas corretamente.
- Ambiente: externo e interno
- Substrato: rico em matéria orgânica e com boa drenagem
- Tipo de vaso: cuia e suspenso
- Luminosidade: meia-sombra
- Regas: regulares
8 – Onze-horas
Quer deixar o quintal mais aconchegante e colorido? Cultive a onze-horas (Portulaca grandiflora) em vasos suspensos e fixe-os na parede. A planta tolera luz solar — embora seja recomendado protegê-la nos horários mais quentes — e produz flores de diferentes cores e tonalidades.
Além de serem fáceis de semear, as onze-horas também podem ser cultivadas como plantas rasteiras nos canteiros dos jardins.
- Ambiente: externo
- Substrato: toleram vários tipos de solo
- Tipo de vaso: cuia pendente ou jardineira
- Luminosidade: luz solar direta
- Regas: regulares
Tudo para o seu jardim!
Gostou das dicas? Na Plantei Garden Center você tem tudo o que é necessário para cultivar plantas dentro de casa! Há centenas de opções de mudas, vasos e substratos!
Acesse o site clicando aqui ou visite a loja física na Rua Hiran Vila Nova, nº 949, em Salto Grande – SP.