Como cultivar o manjericão – Do plantio a poda

      O manjericão é uma erva altamente nutritiva. Ele fornece cerca de 20 calorias por 100 gramas de seu consumo. Contém óleos essenciais, fornece aroma calmante e benefícios à saúde. Ele é uma fonte de fibra dietética, de proteína e contém principalmente água. Várias vitaminas como a vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina E e vitamina K podem ser encontradas na mesma. Manjericão é também uma boa fonte de minerais, como zinco, cálcio, manganês, magnésio, ferro e potássio.  Então como cultivar esse querido tempero?

manjericao

      O cultivo do manjericão apesar de simples, merece bastante atenção, principalmente em relação as podas.

Plantio

      Para o plantio, é necessário terra afofada e fértil (adubada). As sementes devem ser plantadas a pouca profundidade, cerca de 1 cm, contendo duas ou três sementes por buraco.

      O local para plantio (vaso, sementeira, solo) deve receber pelo menos quatro horas diárias de sol, pois o manjericão se dá muito bem com esta luz natural.

      Quanto as regas, não são necessárias diariamente, afinal, o excesso de água pode encerrar a vida de nosso queridão manjericão. Sendo assim, devem ser efetuadas a cada dois ou três dias, ou então, quando a terra da parte superior estiver seca.

      A germinação ocorre num período de 05 a 15 dias.  Assim que crescer, terá folhas frescas desde o início do verão até meados do outono, e algumas vezes até um pouco mais tarde.

      Compre sementes de manjericão aqui.

Poda

      Chegamos então a poda, uma parte fundamental para o crescimento e desenvolvimento do manjericão. E é aqui que muitas pessoas acabam perdendo seu manjericão devido a falta de poda ou forma errônea de realizá-la. É necessário sempre (e aqui destacamos o sempre) cortar as flores do manjericão, pois isso mantém a planta jovem e saudável por mais tempo e ainda preserva o sabor das folhas. Pelo fato de flores funcionarem como um dreno nas plantas, acabam consumindo muita energia, por isso faz-se necessário a retirada das mesmas.poda majericão

      Adubação a cada 40 dias é recomendada e necessária, podendo ser feita com cerca de 2 colheres de sopa bem cheias de húmus de minhoca. Dê uma afofada na camada superficial, espalhe o húmus e regue em seguida.

      Vale lembrar que o manjericão não resiste a geadas, que gostam muito de sol e se adaptam bem em climas tropicais ou subtropicais. Caso o clima esteja frio ou chuvoso, observe o solo e diminua a quantidade de água.

      Recomenda-se que as folhas sejam colhidas quando a planta atingir 1,2 metro de altura. Isso ocorre geralmente após 60 dias do plantio. Porém, a primeira colheita é indicada somente após três meses de plantio.

poda do manjericão

      Seguindo estas instruções você terá esta deliciosa e perfumada erva a sua disposição para dar um toque todo especial à sua pizza, massas, carnes, entre outros.

Bom plantio! 🙂

110 respostas para "Como cultivar o manjericão – Do plantio a poda"

  • gosto muito de mangeriçaõ, uso para fazer cha, e na preparaçaõ dos alimentos cozidos, adorei esses esclarecimentos. me manda dica de cultivo de poejo e alecrim obrigado.

  • Matéria esclarecedora ! Sugiro também uma sobre o manjericão roxo que, pelo que parece, é meio melindroso.

  • Então é por isso que sempre perco meus manjericões, sempre depois das flores ele morre. Vou cuidar de podar na próxima floração.
    Vocês são demais. Obrigado pelo ensinamento.
    Eudes

    • Olá Eudes.

      Isso é muito comum, viu?! Muitas pessoas acabam perdendo seu querido manjericão devido a falta de poda (até porque as flores são tão lindinhas e perfumadas que dá muita dó ter que cortá-las né).

      Isso aí, cuide deles certinho e depois conte aqui pra gente como eles estão se saindo.

      Demais são vocês que nos enchem de alegria com suas visitas aqui.
      Obrigado, e volte sempre! 😉

    • Olá amiga Jandira!

      O manjericão é mesmo uma delícia né?! Nós também adoramos!
      Nós que agradecemos sua visita, que é muito importante para nós. Volte sempre!
      Abraço. 😉

  • Na minha casa sempre aparecem os galhos do manjericão cortados, porém nunca vemos qualquer vestígio de insetos ou outro bico para justificar. Sabe o que acontece?

    • Bom dia Joseli!

      Infelizmente não temos ideia do que possa ser. Já vimos casos em que manjericões são danificados por coelhos/lebres, mas acredito que não seja o caso né?! Até porque, como disse, não existem vestígios no manjericão. Procure observar atentamente como são estes cortes e se possível nos envie uma foto. Analisaremos para tentar ajudar.

      Um abraço! 😉

  • Amo mangericão e acho que ele tambem me ama tenho um pé que fiz muda de outra arvorezinha que eu tinha … retiro as flores porque tem sementes e eu gosto de semear nem sabia que isto era poda… rsrs coloco (esterco) adubo organico 2 vezes no ano meu pezinho de mangericão tem 3 anos e meio e esta lindão. Em tempo… eu converso com ele e outras plantinhas , todos os dias. E mais… parabens por todas as informações que são postadas . Auda muito .Obrigada

    • Olá amiga Maria Lucia!

      Então mesmo sem saber, sempre cultivou da forma correta, pois é necessário retirar as flores.
      O manjericão é maravilhoso né?! Nós adoramos também!

      Obrigado, nós que agradecemos a visita e o carinho.
      Volte sempre!
      Abraço. 😉

  • E verdade que se colocarmos folhas de manjericão na água ele tem a propriedade de absorver o fluor?Além de ser muito bom…

    • Olá Osvaldo.

      Já ouvimos e lemos algo sobre isso, mas no caso é uma planta que se chama Tulsi (conhecida popularmente como Manjericão Santo) e é encontrada na Índia. Dizem que ela realmente ajuda na remoção do fluor da água, mas não podemos afirmar pois nunca tivemos contato com a planta ou realizamos a experiência.

      Abraço. 🙂

    • Olá Mariana.

      Deve retirar todas as flores, elas são drenos que sugam toda a energia da planta. Talvez por isso ele não esteja se desenvolvendo de forma adequada.

      Abraço.

  • Bom dia, sempre plantei manjericão porém morria logo em seguida depois de seus esclarecimentos penso que afinal terei um pé de manjericão em casa se possível gostaria informações sobre arruda pois, nunca consegui ter um pé em minha casa sempre morre.Abraço.

    • Olá André.

      Que bom que gostou, ficamos realmente felizes.

      Muito bacana esse projeto de desenvolver uma horta com as turmas escolares. Nós realizamos um trabalho destes aqui na cidade também.

      Agradecemos sua visita. Estamos sempre a disposição.

      Abraço! 🙂

  • Boa tarde! Tenho um pé de manjericão e ele já esta enorme. Não sabia da importância da poda e só fui descobrir depois que as folhas perderam o cheiro e o sabor característico. Ao iniciar a poda, as folhas vão voltar a ter o seu cheiro normal?

    • Boa tarde!

      É muito comum este erro quanto a poda.

      As folhas não voltarão a ter o aroma característico. Somente as folhas novas (que nascerão) é que terão o aroma e o sabor.

      Um abraço. 🙂

  • Olá, adorei as dicas, mas tenho uma dúvida.
    Amo meu pé de manjericão, mas to receosos que ele esteja morrendo. As folhas dele estão secando e muitas caindo ainda Verde. Já tem galhinhos que estão sem nenhuma Folha. Ele ainda não deu flores e suas folhas se concentram quase nas postas dos galhos bem acima do meio. As folhas também não estão tão verdes, quase amareladas na verdade… o que posso fazer para salvá-lo??
    🙁

    • Olá Paola, bom dia!

      Podemos citar dois fatores para este problema.
      Primeiro – Falta de água
      Segundo – Falta de iluminação natural

      O manjericão gosta e precisa de muita água, nós o cultivamos aqui e podemos afirmar. Se possível, regue-o diariamente.
      A luz solar também é muito importante para o desenvolvimento do manjericão. Sendo assim, é necessário que ele seja exposto ao sol, ao menos por algumas horas diárias.

      Acredito que prestando atenção nestes dois fatores conseguirá salva-lo ou ao menos melhorar o desenvolvimento.

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Um abraço. 🙂

      • Comprei a aproximadamente um mês e meio um pé de manjericão que estou cultivando em um vaso, no apartamento. O local pega umas 5hs de sol direto diário. o pé veio com um galho com flores que imediatamente cortei. Li em algum lugar que é bom ir cortando os galhos mais compridos na altura de duas folhas para que cresçam novos ramos (formando um arbusto), e está dando certo, para que não vire aquela planta fina e comprida só com um ou dos galhos. Porém li que o manjericão não gosta de muita água, que em excesso o pé começa a ficar marrom na altura da raiz e que isso significaria que as raízes estariam apodrecendo por excesso de umidade. Tenho tentado manter o solo apenas úmido, mas ontem vi que o talo começou a ficar marrom próximo a raiz, será que isso significa que estou matando a planta por excesso de umidade? As folhas ainda estão bem verdinhas e bonitas, mas já tive outro pé que morreu depois que o talo começou a ficar marrom…

        • Olá Michele.

          Na realidade, o manjericão gosta de água, tanto que ele puxa MUITA água quando colocado em hortas ou vasos autoirrigáveis. No entanto, se não houver um lugar para o escoamento, argila expandida ou qualquer outro material de drenagem, a planta pode acabar morrendo por afogamento das raízes e o consequente apodrecimento.

          Outro fator que deixa a planta amarronzada são os fungos. Então provavelmente o marrom está surgindo por um destes dois motivos. Por ser uma planta de ciclo não há muito o que fazer, mas você pode reduzir as regas ou replanta-lo.

          Esperamos que consiga salva-lo.

          Qualquer dúvida estamos a disposição!

          Um abraço. 🙂

      • Obrigada pelos esclarecimentos. O manjericão está plantado em um vaso auto-irrigável, mas nem uso esse recurso (encher o reservatório) pois com a outra planta que morreu parecia que ficar com o reservatório de água cheio deixava o solo muito encharcado. Eu molho por cima da terra mesmo e testo com o dedo a umidade da terra. Talvez o escoamento não esteja muito bom, coloquei a planta com o torrão de terra que veio e completei com substrato de floricultura, o vaso tem vários furos no fundo, mas pode ser que eles estejam bloqueados…tomara que eu consiga salvar a planta!

  • Semana passada tive uma reação alérgica justamente ao Manjericão Fresco 🙁 Alguém ja ouviu falar em casos assim? Existe algum teste especifico que poderia fazer? Comi uma pequena fatia de bolo salgado que na massa havia uma boa quantidade concentrada do mesmo triturado, e em questão de 20 minutos desenvolvi uma serie de fatores alergicos, olhos, boca, pescoço inchados, garganta coçando, falta de ar estrema e fui hospitalizada e mantida em oxigenio por 4 horas e diversos medicamentos foram injetados na veia para que eu me recuperasse da maneira mais rapida sabe…
    Enfim estou bem, mas agora… longe do majericão! 🙁
    Desde agradeço!

    • Olá Roberta.

      Nossa, que complicado. Infelizmente não conhecemos nenhum teste específico.

      Que pena, o manjericão é delicioso.

      Sentimos muito e esperamos que não volte a acontecer.

      Um abraço. 🙂

  • Comprei uma muda de manjericão há cerca de três meses e nesse tempo comigo ele já triplicou de tamanho, mas ainda não apareceram flores. Estou estranhando porque as folhas não crescem muito e nem ficam com esse brilho e textura das fotos. O perfume é ótimo sempre, mas os caules estão crescendo e ficando longos. Não sei se é o caso dele ser um “outro tipo” de manjericão. Gostaria de saber:
    Existe mais de um tipo de manjericão verde?
    Posso cortar os caules e fazer mudas para replantar?

    • Olá Andréa.

      Há várias cultivares de manjericão sim. Não há nada de anormal com o seu, felizmente rs. Nós temos aqui um que também se desenvolve rendendo folhas miúdas, e em forma de arbusto/arvorezinha com caules longos. Porém, o sabor e o perfume são maravilhosos e normais.

      Quanto ao fato de ainda não ter florido, também é normal. E vale lembrar que assim que as flores aparecerem, é necessário poda-lo, retirando todas as flores, pois, as mesmas sugam toda energia da planta.

      Em relação as mudas, pode sim. Ele pega muito fácil. Qualquer estaquinha retirada, se colocada na terra, facilmente renderá mudas novas.

      Um abraço! 🙂

  • Ola!! Meu manjericao alem de estar amarelando( inclusive as folhas mais novinhas ) os talos estao ficando marrons como se fossem galhos secos! Pegam sol e molho uma v z por dia! O que mais poderia ser???

    • Olá Laura.

      Primeiramente, confira a retenção de umidade do solo. A falta de umidade suficiente no solo arenoso ou argiloso pode fazer as folhas do manjericão murcharem e amarelarem. Faça furos em solo excessivamente seco em torno da base do pé de manjericão com um ancinho de mão, permitindo que a água se infiltre até as raízes. Regue imediatamente e continue a regar sempre que a superfície do solo estiver seca.

      Verifique se a planta está recebendo suficiente luz solar. Se possível, retire todas as ervas daninhas ou plantas que tenham crescido em torno do manjericão, fazendo sombra sobre ele. Se o seu manjericão estiver plantado em um vaso, basta transportá-lo para um local mais ensolarado.

      Inspecione folhas caídas e amareladas, à procura de pragas e insetos. Corte as folhas danificadas com uma tesoura afiada e descarte-as. Borrife sabão inseticida na planta. O spray deve cobrir a parte inferior de todas as folhas, onde os insetos ficam na maioria das vezes.

      Alimente o pé de manjericão amarelado com um copo de fertilizante 10-10-10 diluído. Misture o fertilizante de acordo com as instruções do fabricante e dilua em uma parte igual de água. Tipicamente, o fertilizante não é recomendado, uma vez que pode alterar o sabor das folhas. Folhas amarelas, no entanto, podem indicar um desequilíbrio de nutrientes no solo, que pode ser melhorado com uma leve aplicação de fertilizantes.

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

      Um abraço. 🙂

  • Meu manjericão em vaso ficou lindo, vicoso e rico. De repente, ficou melado, gosmento e não sei como isso aconteceu. O que faço, elimino o vaso, banho com algum protetor?

  • Boa tarde, por favor me ajudem! Plantei a 15 dias sementes de manjericao, só brotou um, mas estava lindo verdinho… Eu sai e acho que ele foi aguado de mais, murchou… O que posso fazer p salva lo?? Obrigada.

  • Olá!
    Meu pé de manjericão começou a ficar com o caule escuro e as folhas amareladas e caindo. Alguns galhos também secaram e murcharam.
    Ele fica num vaso na varanda e por isso pega sol praticamente o dia todo e Rêgo duas vezes por dia.
    O que pode estar acontecendo?

  • Meu manjericão fica num vaso na varanda e pega sol durante toda tarde. Costumo regar duas vezes por dia, pela manhã e no início da noite.
    Mas o caule está ficando escuro e as folhas amareladas e caindo. Também apareceram algumas formigas daquela preta na terra. O que devo fazer! Eu amo manjericão!

  • Boa tarde, acabei de ler o artigo e em seguida comecei a fazer a poda, imaginei que seria necessário, mas não sabia como fazer. Estão de parabéns com as informações e respostas aos comentários, que também são muito esclarecedoras. Ainda sim fiquei com uma dúvida. O nosso pé de manjericão é plantado em um vasinho retangular de aproximadamente 50x20x20 (C x L x H), tenho a impressão de que essa área está pequena para ele, existe um tamanho mínimo de vaso para essa planta?

  • oi, compramos nosso manjericão já crescido, com dois caules e colocamos em um vaso. Ele subiu um pouquinho mais, porém, não deu flor. Ele recebe sol durante o dia. Gostaria de saber como fazer para que fique mais cheio e cresça mais, para que possamos cortá-lo para consumo. obrigada

  • Olá! Adorei as informações do site e tenho uma dúvida: comprei meu manjericão já plantado e ele cresceu, estava muito bonito e verdinho. Depois de alguns meses, notei que várias folhas estão caindo, ainda verdes e com aparência saudável. Passados uns dias, as folhas estão secando, debaixo para cima (no topo de cada caule ainda estão bem verdes). Teria ideia do que pode ser? Estou ficando triste e com medo de perdê-lo :/ Obrigada!!

    • Você tem retirado as flores com a realização da poda?

      As flores funcionam como dreno e sugam toda energia da planta. Talvez por isso as flores ainda verde estejam caindo e as outras secando.

      • Ainda não brotaram flores nele, somente folhas, por isso não podei. Os caules já estão pretinhos, até a metade mais ou menos, está secando debaixo para cima. Creio que já morreu mesmo, infelizmente… 🙁

  • As folhas do meu manjericão também estão caindo todas. Mesmo as verdinhas e novinhas. Ele estava super cheio, e agora os galinhos estão pelados e o solo lotado de folhas verdinhas. Será que é formiga? Ou outro problema? 🙁

  • Gente o meu ainda não chegou a 60 cm de altura, nem tenho espaço pra isso. Posso colher minhas folhinhas de manjericão? Grata pela informação

  • Eu aproveito as flores podadas, coloco no álcool de molho em vidro escuro por uns meses, fica um cheiro ótimo para aspergir na casa!

  • Meu manjericão está com umas pontinhas brancas é normal? Tinha umas formiguinhas das pequenas nele essa semana, essas formigas fazem mal a ele! Esse inseticida pra formiga cortadeira seria eficaz? Como aplicar, ele é novo não deve ter nem meio metro e está num vaso.

  • Comprei um pézinho de manjericão bem “cheio”, só que ele ficou murcho ao longo do dia… Será que é falta de regar ou eu tenho que colocar num vaso com mais terra? Será que ali tem raiz demais e terra de menos… Sol ele pega bem durante a manhã…

  • Olá amigos do manjericão!!!
    Amo manjericão…. o perfume o sabor!!!! e agora fiquei sabendo aqui que é muito nutritivo tbm. Gostaria de fazer uma pergunta:
    Meu manjericão está soltando uma seiva meladinha e doce e isso está fazendo as folhinhas ficarem coladas e apareceram uns bichinhos de formato de meia bolinha. Esses bichinhos ficam colados e com o passar do tempo vão ficando mais escuros.
    O que eu poderia fazer para ajudar o meu manjericão?
    Moro em apartamento e cultivo meu querido manjericão na sacada em uma janela. Ele pega sol a manhã toda até perto da hora do almoço.
    Agradeço muito
    Muita paz

  • Olá, adorei a dica. As flores, há muito tempo, já não deixo ficarem.
    Mas meu pé de manjericão está com algum problema. As folhas estão ficando amareladas, mesmo algumas mais novas, e depois começam aparecer manchas mais escuras e agora percebo até uns pontos meio prateados. Ou seja, imagino que seja mais de um problema. Vocês tem ideia do que pode ser e o que posso fazer? Obrigada!

  • Olá, comprei um pezinho de manjericao, e ele estava lindo, contudo, hoje começou a expelir um líquido incolor e sem cheiro, e algumas folhas apresentam alguns veios mais escuros, seria o efeito do frio?

  • Posso usar as flores como tempero, chá ou não?
    O pé de manjericão que eu tenho está enorme e como são galhos frágeis dependendo dos ventos acabam se curvando e até quebrando.A poda pode também ser feitas nos galhos mais compridos? em que época é mais acertado podar os galhos?
    Obrigada, por ler e se possível responder.

    Sandra

  • Olá!
    Meu manjericão estão com os talos marrom igual a galho seco, porém possui folhas, será que morreu e as folhas caírem é só questão de tempo?

  • Ola me chamo Breno temos uma horta no sitio o qual temos o manjericao mas infelizmente tem uma parte que esta dando muitas flores e o pessoal nao gosta com flores o que voces recomendam o meu wpp para troca de ideas é 16 999621608

    Att.

    Breno

    • Olá Breno.

      Realizando a poda. A poda é uma parte fundamental para o crescimento e desenvolvimento do manjericão. E é aqui que muitas pessoas acabam perdendo seu manjericão devido a falta de poda ou forma errônea de realizá-la. É necessário sempre cortar as flores do manjericão, pois isso mantém a planta jovem e saudável por mais tempo e ainda preserva o sabor das folhas. Pelo fato de flores funcionarem como um dreno nas plantas, acabam consumindo muita energia, por isso faz-se necessário a retirada das mesmas.

  • Olá, vocês conseguiram sintetizar as informações muito bem, parabéns. Mas senti falta apenas de uma coisa: como fazer a colheita. Tenho um pé de manjericão (na verdade acho que são dois no mesmo vazo, mas acho que só teria como saber se escavasse até chegar nas raízes pra conferir) que plantei há alguns meses – mais ou menos no começo do ano, acho que em março. Ele já alcançou 90 centímetros. Eu faço a poda e sigo todas as outras instruções que vocês passam aqui, no entanto, começaram a cair muitas folhas dele, a maioria delas são grandes. Não sei se isso acontece por conta de uns mosquitos que já estão importunando a planta há algum tempo – que eu tenho a suspeita de ser algum tipo de praga – ou porque preciso fazer a colheita da planta. Já pesquisei na internet sobre os mosquitos e não achei nada que parecesse igual ao meu caso. Pelo o que observei eles ficam dentro da terra e acabam aparecendo quando vou regar, podar ou mudar a planta de lugar. Além disso, eles deixam um resíduo na terra que se parece com um pedacinho bem pequenino de papel alumínio. A última coisa que pude observar hoje foi um certo tipo de cera, mel, algo meio pegajoso, que surgiu na superfície das folhas (acho que também nos caules…), além de pequenos “caroços”, “bolhas”, “nós” (claros, não escuros) nos caules. Não sei bem o que fazer e não queria que meu querido manjericão morresse, ele está grande e muito bonito. Se vocês por favor puderem me ajudar ficaria muito grato, me dizendo algo sobre os mosquitos, sobre os sintomas da planta e/ou como fazer a colheita da planta, enfim, obrigado desde já! Abraço.

    • olha pode ser pulgao ou entao tem cupim na raiz ,se for pulgao dissolva pouco de detergente neutro numa recepiente com bastante agua e pulverise toda a planta , vai resultar

  • Ola! Tenho uma duvida que consigo resposta no Google pq toda vez que procuro poda de manjericão soh eh falado da poda das flores.
    Pois bem! Tenho varias vasos em meu apartamento ,e fiz algumas podas no tronco do mangericao para que ele não crescesse muito e ficasse mais cheio. Faz sentido o que eu fiz? Pq não estão nascendo folhas no troco . Elas estavam altas coisa de seus 45cm a 50 cm.
    Para fazer as mudas eu tenho que cortar soh na parte Verde e macia do pé?
    O tronco ja marrom não posso usar como muda?
    Obrigada

  • MANJERICÃO FÓRMESDESCALINAMENTALBASÍLICOVERMELHOESCUROCOPROCAFÉATIVABILHÕES DE REAIS O VALÔR COM A AJUDA DA HÔRTELÃ MENTA MESDESCALINAMENTAL SUBINDO FEITO MÓLAS OU VERTICAL CERCANDO O TRONCO ATÉ AS BÓRDAS ATIVAS DE FOLHAS E ISSO FEITO PELA AÇÃO DE CÁLCULOS SEM FÍM USANDO ISOLANTE PLÂNTÍL JUNTO COMO A HÔRTELÃ MENTA MESDESCALINAMENTAL AÇÕES DE MEDÍCINA O ÂNTE NO PÊRÍODO E DEPÔIS ÃMBÔS DAS, 6:00 HÔRAS DESCOBRIR QUÉM DEU O GÓLPE NO NÓME DA COPROCAFÉ NO PÁSSADO : TANTO BOLÍVIA OU FAMÍLIAS DUCE OU JAPONES ES PREFEITO DE CURÍTIBA : DESVENDAR OS ASSÚNTO TEVE QUE CRIAR NÓMES E USAR NÓMES PARA PODER PASSAR A CARTA A 40 ATÉ 35 ANOS JÁ BEM PÁSSADO : BÁIXAS JÁ SI FALTAR ISSO TRANZAÇÕES E NÃO TRANZAÇÕES DE CRÚZADAS IJLABRINF´.C´.12^´. PÁRCIAL JUNTO COM CAMPAL CARTA NA PRASÇA PIAUI EM CP PR BR NO PÁSSADO E OUTRAS CARTAS EM PATÊNTÍAÇÕES COMPLETÁMENTE PERDEU TUDO PÔR CAUSAS DOS GÓLPES SERRADOS : EU SOU O RONALDO RONCHI PÁSSEI CARTA NO PÁSSADO E É MUINTAS IMPRESAS ATÉ IGUAÇUMÉC TORMEC USA MONTE ALTO SP CP PR BR : COMPLETÁMENTE PERDIDAS PÁTÊNTES E SEM VÓTLA SEM PRÓVAS ESTÁ A MERCES : E CARTA EM FÁZENDAS MESMO ASSÚNTO SEM VÓLTA :

    FÓRMULA JAU MÁRTI TÔMATEÁGUAL ÁRVORÊPARÁDÔXAL HÔRTELÃS MESDESCALINAMENTAL BROTO20DIASDOLIMÃOGALEGUINHONAALPORQUIAAPORQUIACOMPÓRTASUSANDOBÁLMILHALADENTRO : PARÁDÔXIDOS IJLABRINF´.C´.12^´. VS PARÁDÔXIDOS IJLABRINF´.C´.12^´.

    E SI CONTAR O RÉSTO EU ACHO QUE O POVO SÍMATA NÃO É MUINTO BOM CONTAR TUDO

  • Olá boa noite, preciso de uma informação sobre o manjericão roxo,é normal as folhas ficarem meladas, plantei em um vaso está lindo folhas grandes mas estão meladas, é normal?
    desde já agradeço.

  • Boa noite;
    comprei um vazo com plantas muitos bonitas e lindas mas só que depois de 4 semanas começaram a morrer uma a uma não sei oque fazer lembrando que todas estão no mesmo vazo medio são elas:
    um pé de pimenta é o maiorzinho ainda vivo
    um pé de manjericão ta muchando
    um comigo ninguem podevivisimo e bonito
    um pé de alecrim ja quse morto
    um pé de arruda ja quase morto
    um espada de são jorge firme e forte
    e outro que não me lembro o nome forte tambem

    • o alecrim mata as outras quando posto em vaso,ele gosta de terreno bem drenado ,a espada de sao jorge ela tb suga tudo,poders manter mangericao arruda e pimenta no mesmo vaso mas nao mais , e rega todo dia,sol de 4 horas pelo menos , vai ficar bem , as outras poem em outros vazos , o alecrim sosinho

  • Boa tarde!! Tenho um pé de manjericão com, mais ou menos, 90 cm de altura. Nunca fiz a poda das flores, pois não tinha conhecimento que era necessário. Agora ele está com folhas somente nos topos dos galhos, o restante está seco. Isso é normal? Outra coisa, os galhos foram ficando encurvados e eu levantei e amarrei com uma escora. Pode fazer isso? Me ajude por favor, estou com medo de perder a planta…

  • Boa tarde. Meu pé de manjericão está ficando escuro e as folhas estão secando onde está escuro. O que pode ser?
    Obrigado.

  • Meu manjericão está morrendo, observei algumas moscas pequenas sugando suas folhas, como posso me livrar delas ? Acho que acabarei perdendo-o para elas.
    Grata.

    Ângela

  • Olá comprei um pé de manjericão há mais ou menos 1 mês e plantei dentro de um vaso ele tem a colaração das folhas bem roxinhas no meio, estava olhando o post e verifiquei que a poda tem que acontecer se der flor o que não é meu caso pois ainda não deu nenhuma flor, sendo assim preciso podar quando ?

  • Pelo que eu entendi o manjericão poderá se multiplicar através da poda e replante da parte que foi podada, certo?

    • Uma!
      O manjericão se desenvolve de forma bruta e até mesmo “estúpido” perto de outras plantas. Colocando mais de uma muda num mesmo vaso, provavelmente apenas uma vingará pois concorrerão por espaço e nutrientes.

    • Olá, Maria. O sol em excesso pode acabar queimando a planta. Ele poderá sobreviver sendo bem regada, recebendo a quantia de água necessária (e eles bebem MUITO), mas o ideal é que pegue apenas algumas horas.

  • Bom dia,
    minha varanda não bate sol, nem de manhã e nem a tarde, e aqui faz bastante frio. O que posso fazer para não ‘perder’ meu manjericão? Resolvi transferir meu pé de manjericão para um vaso autoirrigável, o que mais posso fazer?

  • Boa tarde

    Adoro manjericão, mas não só o manjericão como a hortelã, que tenho numa pequena varanda, estão sendo atacados por alguma praga que deixa umas manchinhas acinzentadas nas folhas e uma aparência de falta de viço. Já troquei as plantas de lugar, comprei novas mudas, mudei a terra, usei fumo de rolo, mas não resolveu. Alguma sugestão ?
    Gostei das dicas !!!

  • Olá , meu manjericão estava bonito, não é de pé , é tipo uma trepadeira que vai descendo do vaso . Porém começou a ficar seco e aê folhas verdes murchando . Não tem flores.. o que pode ter acontecido? Queria mandar fotos deles.

  • Plantei um galho num pote de sorvete há um mês, nasceram umas folhinhas tão pequenas. Mas o galho não cresceu até agora. Deixo no Sol o dia inteiro e a terra sempre úmida !
    O que devo fazer pra ele crescer?

  • Meu pé de manjericão esta com umas bolinhas marrons que aparecem no caule. Isto é uma praga? Como eliminar?

  • boa tarde ,plantei uma muda de mangericao na minha horta ,esta no solo ,nao em vaso,ele desenvolveu muito tem mais de 1 metro de altura e uma copa de mais de 50 cm de diametro, tive de podar por que comecou a atrapalhar os outros pes,ate que altura crescem?e que devo fazer ,apos a poda parece que sentiu mas eu so reduzi em metade sua copa cortando com cuidado,sempre ponho casca de ovo em sua rais e rego todo dia, ela bebe muito rs

  • Para aumentar o número de plantinhas, eu pego galhinhos, desfolho parte do caule e coloco em um copo de água até formar raiz e planto. Está certo? Gera plantas mais fracas?

  • Muito importante esse artigo. Aprendi que estou a ponto de afogar meu manjericão cujas sementes ( compradas no site) foram plantadas no início da primavera.
    Sorte minha que as mudinhas são bem resistentes e que tem feito muito calor no Rio de Janeiro.

  • Olá,
    Plantei meu manjericão agora e ele fica num lugar onde pega quase todo o sol da manhã, tem algum problema? Ele fica das 6:00h até mais ou menos 11:30h. E quanto ao tratamento para pragas? Tem alguma prevenção?
    Obrigado

  • HELP.
    Meu manjericão está com vários ramos amarelados, parecidos com cabelos. Não sei o que fazer. Já tive um manjericão antes, mas nunca vi nada parecido com isso. Nem acho nada na internet. vc pode me ajudar?

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *