Aconchegantes e visualmente atrativas, as plantas também possuem o poder de perfumar os ambientes com seus aromas característicos. Enquanto umas exalam uma essência suave, outras dispensam a moderação para emitir um intenso aroma doce ou cítrico.
Apostar em plantas que perfumam é uma ótima maneira de tornar o ambiente mais acolhedor, oferecendo uma atmosfera agradável a todos.
Para te ajudar, reunimos 11 espécies de plantas perfumadas que vão influenciar seus sentidos. Confira!
1. Jasmim
Tradicionalmente conhecida por sua delicadeza e perfume suave e adocicado, a flor de jasmim aparece durante o verão e a primavera.
Pode ser encontrada em diversas variedades, em diferentes cores e tamanhos, e seu aroma, proveniente principalmente do botão da planta, se intensifica durante a noite, entre as 18 e 20 horas.
2. Dama-da-noite
A dama-da-noite, também conhecida por jasmim-da-noite é uma planta perfumada para jardim.
Por possuir uma forte fragrância, deve ser cultivada em vasos ou pomares longe de quartos e janelas, evitando o contato com pessoas sensíveis e crianças.
Suas pequenas flores brancas e amareladas são as responsáveis por liberar o característico aroma à noite. Já durante o dia, por conta da polinização noturna feita por insetos, as flores ficam fechadas.
3. Maravilha
Além de seu rico aroma, a maravilha possui uma característica especial: durante sua vida, a mesma planta pode gerar flores de diferentes cores simultaneamente.
São comuns em regiões tropicais, a famosa planta perfumada adora sol pleno e exige pouca água — a rega deve ser feita de dois em dois dias.
4. Rosa
Todos sabem que as rosas são plantas que perfumam. Considerada a rainha das flores, é famosa por possuir diferentes cores, formatos e perfumes.
Elas se dividem em cinco grupos principais: arbustivas, bravas, trepadeiras, de canteiro e rosas-rugosas.
Para cultivá-las, a dica é buscar informações sobre a espécie escolhida, a fim de encontrar orientações específicas sobre os cuidados necessários para seu desenvolvimento.
5. Lavanda
Fragrância de muitos produtos aromáticos, de óleos e perfumes a amaciantes e alvejantes, a lavanda é conhecida também por suas pequenas e atrativas flores lilás e por seu efeito calmante, que ajuda em tratamentos contra insônia, ansiedade e estresse.
A planta cheirosa pode ser cultivada em quase todas as regiões do Brasil, principalmente onde encontra sol pleno.
A espécie é resistente tanto para estiagens quanto para geadas. Quando secas, as flores podem ser usadas na produção de saquinhos para perfumar ambientes.
6. Álisso
Flor-de-mel, doce-álisso e açafates-de-prata são alguns dos nomes populares para a planta álisso, que expele um forte perfume de mel.
Pequenas, as flores que lembram um pequeno buquê são encontradas em branco, rosa, laranja e roxo, atingindo no máximo 15 centímetros.
Pode ser cultivada em jardins, canteiros ou em vasos, sozinhas ou com plantas amigas, em locais que apresentem sol pleno durante boa parte do dia.
7. Manacá-de-cheiro
Por possuir um porte grande, chegando a até 3 metros de altura, o manacá-de-cheiro também pode ser considerada uma planta perfumada para jardim. No Brasil, é chamado por variados nomes, como Mercuri, Caágamba e Gerataca.
Durante o ciclo de vida, especialmente entre a primavera e o verão, suas flores alteram de cor, indo de azul-arroxeado a branco.
O manacá-de-cheiro deve ser cultivado em sol pleno, exigindo regas regulares de acordo com a região.
8. Madressilva
De tronco lenhoso e retorcido, a madressilva é mais uma das plantas que perfumam qualquer ambiente.
Suas flores brancas possuem um formato exuberante e inconfundível que, normalmente, se tornam alaranjadas com o passar do tempo.
A trepadeira é espaçosa e possui mais de 500 espécies, com cores diferenciadas, florescendo especialmente em períodos quentes.
Seu perfume amadeirado é sutil durante o dia e se intensifica à noite. Para cultivá-la, a dica é não expor a planta diretamente aos raios solares.
9. Peônias
Majestosas e sofisticadas, as peônias são nativas da Ásia e possuem cerca de 80 espécies. São fáceis de cultivar, mas os cuidados variam de acordo com a estação: no outono, entram em período de dormência, e no inverno, precisam ser protegidas do frio.
Seu perfume é suave e delicado, sendo a principal escolha de decoração entre as noivas.
A planta também carrega muitos significados ao redor do mundo, como o de proteção, preservando os ambientes de forças negativas.
10. Glicínia
Quem ama plantas cheirosas e suspensas pode apostar em glicínias, nome que significa “ternura”. A trepadeira garante um espetáculo durante o outono e o inverno, apresentando em cachos, flores brancas, azuis, roxas ou rosas.
O aroma da espécie é característico e envolvente, porém, por ser tóxica, deve ser cultivada longe de crianças e animais.
11. Amor-perfeito
Amor-perfeito é uma planta perfumada ideal para interior. São pequenas e rasteiras, ou seja, ótimas opções para serem cultivadas em vasos e jardineiras, adicionando muita vida aos ambientes com suas múltiplas cores.
Em regiões frias do Brasil, a planta inicia sua floração no outono, indo até a primavera. Já em locais quentes e úmidos, floresce apenas no inverno.
Além de belas, as flores do amor-perfeito são comestíveis, podendo ser usadas em saladas, sobremesas e drinks!
Cultivar plantas que perfumam a casa é investir em aconchego. Elas aguçam os sentidos, dando um toque especial para cada cantinho.
Para adquirir bulbos e mudas de flores, e conferir soluções incríveis para o cultivo doméstico, acesse o site da Plantei, o maior garden center online do Brasil! Compre e receba tudo o que precisa sem sair de casa.
Boa noite! Amei a materia sobre plantas que exalam cheiro! Amei!
Que bom que gostou, Rejane!
Assine nossa newsletter para receber os conteúdos diretamente no e-mail.