Lendo agora
Brotos comestíveis: cultive em casa!

Brotos comestíveis: cultive em casa!

brotos comestiveis

Broto é o nome de uma fase dos legumes e vegetais que também pode ser ingerida e possui inúmeros nutrientes. O que pouca gente sabe é que há várias opções de brotos comestíveis, das mais diversas hortaliças!

Outra vantagem é que é muito fácil incluí-los na alimentação, dando mais sabor e uma cara nova para receitas conhecidas.

Quando são produzidos em casa, o consumo de brotos torna-se ainda mais acessível. Eles podem ser adicionados em vários tipos de refeições e, quando são armazenados corretamente na geladeira, duram por até 10 dias.

Neste post explicamos mais sobre os brotos comestíveis, quais as formas de produzi-los em casa e fornecemos dicas para utilizá-los em pratos e receitas. Confira!

Formas de cultivar brotos

A germinação das sementes pode ser feita em vidros, suspensas em sacos de pano (o tecido deve ser permeável) ou em kits apropriados para cultivo de brotos, a base d’água.

No caso dos vidros, a escolha dos grãos, inclinação do recipiente após o primeiro enxague e tempo de germinação das espécies merecem bastante atenção.

É preciso deixar as sementes de molho, enxaguar, lavar, deixar escorrer, lavar e esperar! O processo é cuidadoso, mas bastante satisfatório. Portanto, pesquise bastante antes de iniciar o processo para fazer o cultivo corretamente.

Neste link você encontra o processo detalhado.

Kit Brotos

Os kit brotos se popularizaram nos últimos anos. Na loja Plantei, maior garden center online do Brasil, você pode adquirir o kit da Yes We Grow, que vem com um vaso/container de plantio, uma esponja e dois refis, um de agrião e outro de mostarda.

Os refis para compra também estão disponíveis e há várias opções diferentes, entre eles coentro, beterraba, couve, rabanete, agrião, repolho roxo, cenoura, etc. Você pode adquirir os refis dos brotos de sua preferência e, em até 10 dias, estarão prontos para o consumo.

cultivo de brotos na água
Kit brotos da Yes We Grow, com container (vaso) e esponja.

Como utilizar o kit brotos?

Após o plantio, que consiste em colocar a placa com as sementes sobre o recipiente completo com água, o refratário deve ser mantido longe do vento e do sol direto. Em 3 ou 4 dias, a placa deve ser retirada. Então, é só esperar o cultivo atingir 3 ou 4 centímetros e retirá-los com uma tesoura.

Confira no vídeo:

Outro tipo de broto da sua preferência pode ser plantado após a colheita. Basta repetir o mesmo processo: colocar a água e a nova placa. A esponja, que fica encharcada durante o processo, pode ser usada por até 36 vezes!

Compre clicando aqui:

👉 Kit brotos
👉 Refil para kit brotos

brotos comestíveis
Como o kit brotos da Yes We Grow chega na sua casa. Imagem: Clientes da Plantei.

Após a colheita, o brotos podem ser consumidos de diferentes formas. Lembre-se que eles são altamente nutritivos e podem ser armazenados na geladeira. Mas, como todo legume ou hortaliça, deve ser consumido rapidamente para evitar que estrague.

Eles podem ser adicionados em torradas, acima de patês ou geleias ou como complemento no recheio de sanduíches naturais.

receitas com brotos
Brotos podem ser consumidos em saladas, sopas, sanduíches e outras formas. Imagens: Unsplash.

Além das saladas de hortaliças, os brotos podem dar um sabor especial para saladas com frutas. Algumas sugestões: 1) brotos de semente de girassol e mamão; 2) broto de feijão e manga; 3) brotos de agrião com abacaxi. Outros itens também podem ser incluídos e ficam a critério do seu paladar e hábitos alimentares.

Com a adição dos brotos, molhos para macarrão ou outras massas também ganham um toque especial, tanto no sabor quanto na apresentação dos pratos.

Brotos ou microverdes?

Os microverdes, também conhecidos como microgreens, são plantas recém-nascidas, mas que já passaram da fase do broto. Nesse post explicamos mais sobre como cultivá-los em casa.

Apesar da diferença entre as fases, é muito comum que brotos e microverdes sejam entendidos como similares.

Veja também

microverdes
Os microverdes já passaram da fase do broto e também são altamente nutritivos. Imagem: Unsplash.

Os microverdes, que citamos neste post, também podem ser adquiridos na loja da Plantei. Há uma linha especial da Isla Sementes com opções de diversos tipos, como rúcula, beterraba, ervilha, cenoura, repolho roxo, salsa, entre outros.

Os pacotes podem ser adquiridos individualmente, no kit de envelopes ou no kit de plantio completo, que inclui até as sementeiras.

Compre clicando aqui:

👉 Sementes de microverdes
👉 Kit completo para plantio de microverdes

Inspire-se!

Cozinhar a própria comida proporciona mais autonomia para sua vida, além de experiências maravilhosas ao descobrir e combinar sabores. Cultivar uma parte dos alimentos que você consome garante mais saúde para o seu corpo e também para o seu bolso.

hortas suspensas

Além de trazer mais variedade e frescor para seus pratos, cultivar temperos, hortaliças e até frutíferas de forma natural garante uma alimentação livre de conservantes e agrotóxicos, impactando na sua qualidade de vida.

Seja em casa ou apartamento, em espaços pequenos ou grandes, sempre há uma forma de plantar. Aqui no nosso blog temos dezenas de posts com dicas. Confira:

Gostou das nossas dicas? Quer receber mais informações sobre plantas e jardinagem diretamente na sua caixa de e-mails? Inscreva-se no formulário abaixo:

Comments

comments

Comentários (0)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo