Lendo agora
Planta janaúba: para que serve e como preparar

Planta janaúba: para que serve e como preparar

planta janaúba

A janaúba é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades cicatrizantes, analgésicas, anti-inflamatórias e germicidas. Formada por grandes folhas verdes e delicadas flores rosas, produz um látex lenhoso — matéria-prima do leite de janaúba —, utilizado em tratamentos caseiros.

Quer saber para que serve, como preparar e onde comprar janaúba, popularmente conhecida como a planta milagrosa? Veja a seguir!

Janaúba: para que serve?

Chamada também de janaguba, pau-santo, jasmim-manga, tiborna, sucuuba e raivosa, a planta leiteira (Euphorbia umbellata) pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil, principalmente no Sudeste, Norte e Nordeste, chegando a até 3 metros de altura.

Sua propagação é facilmente feita por estaquia, uma vez que a sua parte vegetativa é bem suculenta. De origem africana, ela possui diversas propriedades que fortalecem o sistema imunológico, e pode ser usada também como complemento no tratamento dos seguintes problemas:

  • Úlceras, gastrites e vermes intestinais
  • Febre
  • Furúnculos
  • Edemas
  • Artrite e luxação
  • Cicatrização de feridas
  • Prisão de ventre
  • Herpes

Popularmente, acredita-se que a janaúba cura doenças, como aids e alguns tipos de câncer, apesar da afirmativa não ser comprovada cientificamente.

Vale lembrar que no Brasil existem outras espécies que, dependendo da região, também levam o mesmo nome. Portanto, se certifique e compare com o nome científico da janaúba propriamente dita.

sementes - loja plantei

Como preparar?

A parte da janaúba mais usada é o látex, retirado do tronco da árvore. A seiva é diluída com água fria para resultar no leite de janaúba, que pode ser consumido via oral, em compressas ou duchas.

Para preparar, siga a proporção de 18 gotas de látex para 1 litro de água. Antes de usar, agite bem a mistura. É recomendado tomar duas colheres de sopa após o café da manhã, duas colheres depois do almoço e duas depois do jantar.

planta janaúba
A janaúba produz uma seiva lenhosa usada para tratamentos caseiros e pode chegar a até 3 metros. Foto: Wikimedia Commons

As duchas, feitas de três em três dias, também podem complementar o tratamento oral para doenças uterinas e retais. Já para feridas e luxações, é indicado aplicar o leite de janaúba diariamente sobre a lesão e continuar com a dose oral.

Veja também
alocasia black

Ainda que a planta seja considerada milagrosa pela medicina popular, ela deve ser utilizada somente sob orientação médica. O profissional pode indicar a frequência e a quantidade das doses, assim como o período de duração do tratamento.

Doses superiores a 36 gotas do látex podem ser tóxicas para os rins e fígado. Outra precaução importante é evitar o contato da planta com a pele, olhos e mucosas, pois pode causar irritação ou inchaço de efeito imediato ou progressivo.

A seiva da planta deve ser conservada em uma temperatura média de 4ºC, e pode durar até 90 dias. A dica é guardá-la na geladeira ou em um isopor com gelo.

Para comprar mudas ou sementes de plantas medicinais sem sair de casa, acesse o site da Plantei, maior garden center online do país. A qualidade e a saúde da planta é garantida, assim como o transporte cuidadoso por meio do aprimorado processo de embalagem. Clique no banner abaixo para conferir as opções disponíveis!

planta janaúba

Comentário (1)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo