O hall de entrada é um espaço que precisa ser funcional, seja nos ambientes residenciais ou comerciais. Nas casas, é um local de passagem entre a entrada e a cozinha ou a sala. Nos apartamentos, pode ser apenas um corredor que antecede o acesso aos outros cômodos.
Independentemente do formato e do tamanho disponível, o foco deve ser a praticidade. Porém, vale a pena decorar o ambiente. E para fazer isso gastando pouco, a dica é apostar nas plantas!
Além da sensação de aconchego e bem-estar, elas vão trazer mais vida para o espaço. Continue a leitura e descubra as opções incríveis!
Qual a melhor planta para hall de entrada?
A resposta para essa dúvida tão comum varia bastante porque depende de dois fatores: das condições de luminosidade presentes nesse espaço e do clima da sua cidade ou região.
As condições de luminosidade podem variar drasticamente de espaço para espaço, principalmente entre casas e apartamentos. Portanto, antes de escolher a planta, observe como é a presença de luz no espaço onde pretende colocar o vaso em horários diferentes.
Isso quer dizer que a melhor planta para colocar no hall de entrada da sua casa ou do seu apartamento é aquela que tem preferências de luz similares ao do ambiente em que será posicionada.
Para facilitar, confira um exemplo prático: a costela-de-adão e o bambu-da-sorte são plantas que gostam de luz natural indireta. Isso significa que elas não precisam de incidência de luz solar diretamente em suas folhas. Então, são ótimas opções para o hall de entrada.
As hederas e jiboias se adaptam a luz indireta ou direta, desde que sejam aclimatadas corretamente.
Já as marantas, que também são plantas de luz indireta, são típicas de florestas tropicais e gostam de bastante umidade. Por isso, devem ser cultivadas em locais que tenham essas condições ou onde você possa proporcionar regas frequentes e/ou borrifar no entorno.
Confira, abaixo, 3 opções de plantas fáceis de cultivar, que se desenvolvem bem em locais de luz indireta ou de meia-sombra e são muito comuns em ambientes fechados ou internos.
1 – Zamioculca
A popularidade das zamioculcas (Zamioculcas Zamiifolia) tem bons motivos. Elas são plantas bem resistentes, que gostam de meia-sombra e são consideradas de baixa manutenção.
“Elas são plantas de interiores que consomem pouquíssima água. Uma rega a cada 7 ou 10 dias está ótimo. Use um substrato que não acumule água, porque podem apodrecer as raízes”, orienta Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center.
Se o hall de entrada for espaçoso, destaque toda a exuberância da planta. Escolha um vaso de chão alto e cônico, de aproximadamente 28 litros.
Em locais pequenos, opte pelos vasos autoirrigáveis de 4 litros, que podem ser acomodados no chão ou decorando aparadores. Assim, os cuidados ficam ainda mais fáceis.
2 – Espada-de-São-Jorge
A espada-de-são-jorge (Dracaena trifasciata) é uma outra opção resistente e fácil de cultivar para ter no hall de entrada.
A planta, que é associada a proteção contra energias ruins, marca presença nos lares brasileiros e nos estabelecimentos comerciais. É comumente posicionada perto da porta de entrada em vasos de porte médio ou grande.
“É uma planta rústica, que requer pouca manutenção. Se adapta a meia-sombra ou a sol pleno e as áreas internas ou externas. O principal cuidado é em relação aos animais de estimação, porque é muito tóxica para os pets”, destaca.
3 – Pacová
Se a intenção for decorar com elegância, a pacová (Philodendron martianum) é uma das melhores opções. O cultivo em vasos altos com textura marmorizada vai ajudar a transmitir essa sensação.
Por ser uma planta perene e fácil de cuidar, também é recomendada para quem não têm muita experiência com plantas.
“Para as folhas da pacová ficarem sempre verdinhas, não corte as raízes superficiais, prepare um substrato com terra vegetal e húmus de minhoca; e não esqueça de limpar a poeira que fica acumulada nas folhas com um pano úmido”, explica Barreto.
🪴 Dica da Plantei: toda planta precisa de luz, mesmo que seja indireta. Ambientes completamente fechados, escuros e sem ventilação não são indicados para o cultivo.
Paredes do hall de entrada
O hall de entrada das residências pode ter diferentes funções e uma delas é ser um ponto de apoio para deixar bolsas e calçados. Se o espaço for pequeno, considere pendurar plantas na parede.
Nesse caso, as melhores opções são as pendentes que gostam de luz natural indireta, como as jiboias (verde, branca ou prata), a colar-de-pérolas, a columéia batom e a peperômia scandens.
Se for um espaço corporativo, vale lembrar da frase “a primeira impressão é a que fica” e também incluir as plantas na decoração. Quando elas são integradas ao mobiliário e outros elementos decorativos, como quadros, ajudam a transmitir uma sensação de acolhimento.
Inspire-se:
Plantas nos aparadores
Para não ocupar o chão, uma outra dica é colocar as plantas no aparador. Esse mobiliário é muito comum no hall de entrada, porque serve de apoio para objetos do dia a dia, como chaves e a parte inferior pode acomodar os calçados.
Nesse caso, vale a mesma dica: observe a presença de luz no espaço e escolha de acordo com as preferências das plantas. Atente-se para variedades que sejam de pequeno porte, para cultivar em vasos de no máximo 2 litros.
Inspire-se
As aglaonemas, que se destacam pela beleza das suas folhas, são plantas de sombra e crescimento lento. Com tantas variedades de cores, você pode até usar o aparador para colocá-las lado a lado, criando um efeito visual único!
A Sansevieria Variada, popularmente conhecida como “mini-espada de São Jorge” fica linda em cachepôs pequenos. Como se adapta a luz solar direta ou indireta, é ideal para qualquer ambiente.
Se o espaço da bancada for muito pequeno, mas você não abre mão de plantas de verdade, cultive bambu-da-sorte ou galhos de jiboias em recipientes com água. Não esqueça de fazer duas trocas por semana!
Conheça a Plantei Garden Center
A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas.
Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa!