Como é a relação com a sua casa?
Já pensou em transformá-la incluindo plantas nos ambientes?
A presença delas é muito importante para torná-los ainda mais confortáveis e bonitos!
Nas salas, cozinhas e escritórios, você pode utilizá-las para trazer mais vida para estantes, bancadas e mesas. Com tantas variedades disponíveis para cultivo indoor, que demandam pouco cuidado, fica fácil fazer composições incríveis com os outros elementos decorativos.
Plantas para interiores
Há variedades que se adaptam bem até mesmo aos banheiros, desde que recebam alguma luminosidade e ventilação. É o caso da asplênio, do lírio-da-paz e do bambu-da-sorte.
Agora, imagina só ter um cantinho verde perto da poltrona de leitura ou da rede que fica na varanda do apartamento?
Com a costela-de-adão e a zamioculca em vasos de chão esse sonho pode se tornar realidade!
Quer colocar essa ideia em prática? Lembre-se que escolher plantas para interiores demanda bastante atenção quanto às preferências de luminosidade. Caso contrário, elas não vão sobreviver por muito tempo.
Nós elaboramos uma lista com opções que se desenvolvem bem em áreas de meia-sombra, sombra ou de sol indireto e explicamos quais são os principais cuidados de rotina com cada uma delas.
Leia as dicas, escolha suas plantas de interiores favoritas e mãos à terra!
1 – Antúrios
O antúrio é uma ótima opção para fazer arranjos para centros da mesa de jantar ou para mesas de apoio que ficam nas salas ou no hall de entrada.
Além de ser uma planta perene, a frequência de regas é de apenas uma vez por semana e a floração pode acontecer durante todo o ano.
Outra vantagem é que há variedades diferentes criar composições diferentes, como:
Para cultivá-los escolha um vaso que tenha mais de dois litros, para facilitar o enraizamento e evitar trocas frequentes.
Os modelos bacia ou concha acomodam bem os antúrios e combinam com diferentes estilos de decoração.
Depois da montagem, coloque a planta em um espaço com boa luminosidade, mas sem incidência de sol direto.
🪴 Dica da Plantei: utilize musgo e/ou chips de coco na composição do substrato para melhorar a retenção de umidade do vaso e escolha. Assim, as cores dos antúrios ficam ainda mais vivas!
2 – Aglaonemas
As aglaonemas são plantas ornamentais que chamam atenção pela coloração das folhas. Cada variedade tem suas características, mas costumam mesclar tons de verde, rosa e creme.
A tricolor, por exemplo, produz folhas em tons de verde-escuro, rosa e creme; a siam aurora se destaca pelas folhas verdes com bordas em pink; e a pataya pelas folhas em verde escuro com manchas em creme.
Fazem muito sucesso entre as plantas de interiores porque gostam de áreas sombreadas e são de crescimento lento. Além disso, adaptam-se bem ao tamanho do vaso em que estão, por isso também são indicadas para ornamentar bancadas e aparadores.
3 – Ficus
As ficus são plantas tropicais que se assemelham às árvores ou arbustos e vêm ganhando popularidade na decoração de interiores. São indicadas para vasos de chão, pois crescem bastante.
As variedades Elastica Ruby, Elastica Burgundy e Lyrata preferem o sol indireto, por isso se adaptam bem aos ambientes internos.
Quanto aos cuidados, demandam solo com boa drenagem e regas regulares, que devem ser feitas sempre que o substrato secar.
Como as folhas são grandes e acumulam poeira, limpe-as com um pano umedecido com água sempre que achar necessário. É importante retirar as folhas secas ou danificadas, para estimular o crescimento da planta.
🪴 Dica da Plantei: os tutores para vasos da coleção Urban servem para amparar plantas trepadeiras ou verticalizar o crescimento das pendentes. O modelo zigzag valoriza as ficus e deixa o ambiente com um design moderno.
4 – Marantas
A marantas ou calathea é típica de florestas tropicais e gosta de bastante umidade e de temperaturas mais altas.
São plantas que apreciam ambientes com boa luminosidade, mas não gostam de receber sol diretamente em suas folhas.
Como elas crescem de acordo com o espaço disponível, podem ser cultivadas até em vasos médios. Por esse motivo, são recomendadas para ornamentar aparadores, bancadas e estantes.
Cada tipo de maranta apresenta padronagens e tamanhos diferentes. Um exemplo: calathea Ornata, popularmente conhecida como “maranta riscada” é uma planta de beleza única porque as folhas são ovais e há traços que parecem feitos à mão.
Conheça outros tipos de marantas:
🪴 Dica da Plantei: a função autoirrigável dos vasos Plantei é perfeita para facilitar os cuidados com as regas das marantas, principalmente se você viaja com frequência!
5 – Alocasias
A coloração verde-bandeira da alocasia polly e o formato das folhas em “cara de cavalo” — termos pelo qual é popularmente conhecida —, são características marcantes dessa planta que já é uma queridinha das selvas urbanas.
Assim como algumas plantas para interiores apresentadas anteriormente, precisa estar em um espaço com boa luminosidade, mas sem incidência de luz solar direta.
A dica é posicioná-la em vasos médios sobre a mesa de jantar ou do escritório, desde que esses móveis estejam próximos às janelas ou outras entradas de luz. Inicialmente, um cachepô de 15 x 20 centímetros é suficiente.
A alocasia black é igualmente ornamental, a transmite elegância e pode ser utilizada para decorar cômodos de estilo industrial ou moderno.
Demanda os mesmos cuidados que a polly, mas há diferença em relação a luminosidade: preferem sombra.
🪴 Dica da Plantei: faça furos nos vasos ou cachepôs para que a água escoa com facilidade. Se ficar acumulada, pode prejudicar as raízes.
6 – Jiboias
As jiboias podem ser integradas na decoração de interiores de diferentes formas e a vantagem é que são super fáceis de cultivar!
Elas marcam cada vez mais presença nas paredes de salas e escritórios, principalmente por serem plantas pendentes. E há muitas cores diferentes para escolher ou colecionar:
Quando cultivadas em vasos suspensos, os galhos e folhas crescem para baixo, criando um efeito visual único. Mas, você também pode usar tutores de apoio e verticalizar o crescimento.
Para facilitar a rotina de cuidados, vale a pena usar um vaso autoirrigável ou um cachepô com condutor de umidade. Essas plantas gostam de substrato úmido, por isso, as regas variam de uma a três vezes por semana.
7 – Samambaias
Você sabia que há inúmeras variedades de samambaias?
Elas até podem parecer similares, mas apresentam diferenças no porte e também no tipo das folhas, que variam em tamanho, textura e na intensidade das cores. Confira:
- Mini-samambaia havaiana
- Samambaia renda portuguesa
- Samambaia saia baiana
- Samambaia holandesa
- Samambaia esmeralda
Apesar dessas diferenças, a maioria delas se adaptam bem aos ambientes internos.
O motivo é a preferência de luminosidade: preferem locais em que há luz solar indireta ou que são de meia-sombra (desde que a luz direta seja somente do início da manhã).
Para mantê-las sempre bem verdinhas, atenção às dicas:
- Posicione o vaso em um local protegido de correntes de vento contínuas ou fortes;
- Faça regas bem frequentes, de duas a três vezes por semana;
- Adube a cada três meses usando uma fonte rica em nitrogênio.
Plantei Garden Center
Aprendeu como escolher plantas para interiores? Agora é só escolher suas favoritas, entender como é a incidência de luz e sol dentro da sua casa e começar sua selva urbana!
Na nossa loja virtual você encontra centenas de opções de vasos, mudas de plantas, substratos, tutores e muito mais para transformar os ambientes levando a natureza para dentro de casa!