Na sua casa há um canteiro e você não sabe o que plantar? Folhagens, flores ou arbustos? Há opções que demandam pouca manutenção e podem transformar completamente o ambiente!
A seguir, listamos 5 ideias para fazer no seu jardim de frente que não exigem gastos expressivos ou conhecimento profundo em jardinagem. Escolha a que mais combina com o seu lar e mãos à terra!
1 – Cultive plantas perenes
É iniciante na categoria jardinagem?
Aposte nas folhagens! Há opções que são perenes, demandam pouca manutenção — como singônio, lírio-da-paz e abacaxi-roxo — e se adaptam ao espaço em que estão.
Singônio
Se o espaço do seu jardim é grande e sombreado, a singônio (Syngonium podophyllum) é uma ótima opção para forração. Ela demanda pouquíssima manutenção, porque não requer regas e nem podas muito frequentes.
Prepare um solo rico em matéria orgânica e faça adubações a cada três meses para que a planta se desenvolva de forma saudável.
Abacaxi-roxo
Para quem busca um toque de cor para o jardim, mas dispensa os cuidados que as flores demandam, vale pesquisar sobre a abacaxi-roxo (Tradescantia spathacea).
As folhas alongadas surgem em duas cores: verde na parte de cima e roxo na parte debaixo, criando um belo efeito visual! Você pode utilizá-las como forração para o jardim ou para composições no entorno de palmeiras e arbustos de médio porte.
Em jardins de canto de muro, aposte na combinação com pedras e plantas mais altas, como a moreia ou o aspargo real. Os cuidados são simples: cultive-as em locais de meia-sombra e prepare um solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem.
Lírio-da-paz
O lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) se desenvolve rapidamente, principalmente quando as temperaturas estão mais quentes. Se as condições de cultivo forem adequadas, a floração — que tem valor ornamental — acontece durante todo ano.
Plante-os em locais de meia-sombra e faça regas frequentes, de duas a três vezes por semana.
🌱 Dica da Plantei: os limitadores de solo servem para criar formatos circulares ou sinuosos nos canteiros e marcar áreas no jardim. Depois de definir o projeto, coloque-os a aproximadamente 10 centímetros de profundidade. Assim, vão se misturar com o substrato, plantas e pedras.
2 – Cantinho de descanso
O jardim de frente pode ser bonito e funcional! Mesmo em espaços pequenos, é possível criar um cantinho de descanso para contemplar a natureza e relaxar.
Escolha uma cadeira, uma mesinha para apoiar os pés e capriche na escolha das plantas.
Utilize os muros ou paredes para criar uma verdadeira selva urbana na sua casa. Faça uma parede verde utilizando plantas pendentes, como dinheiro-em-penca, hera e samambaias!
Além de ornamentar o ambiente, proporcionam sensação de aconchego e frescor! Se houver varanda, faça uma combinação com vasos altos e médios e cultive jiboias, alocasias, peperômias e pacovás para deixar o ambiente ainda mais bonito!
👉 Dica da Plantei: procurando opções leves e resistentes? A coleção Genebra Marmorato, da Floridis, inclui coletor de excesso de água e pratos exclusivos que seguem o design dos vasos.
3 – Crie um ponto de destaque
Os vasos modelo bacia ou concha são muito versáteis. Além dos centros de mesa, você pode utilizá-los para criar um ponto de destaque no jardim, cultivando alguma planta ornamental.
Essa é uma forma de dar um toque mais sofisticado na composição dos canteiros, principalmente dos jardins de frente. Você pode utilizá-los para rosas do deserto e para montar arranjos criativos com suculentas e cactos.
4 – Plante frutíferas em vasos
O seu jardim de frente recebe sol pleno? Que tal inovar e utilizar o espaço para fazer um pomar em vaso? Você pode produzir várias frutas utilizando essa forma de cultivo, como amora, lichia, fruta-do-milagre, limão, jabuticaba, entre outras.
Para que se desenvolvam bem e produzam os frutos, é fundamental pesquisar sobre as preferências de solo, frequência de regas, período certo para adubação e frequência de podas.
E aqui no blog da Plantei você encontra artigos completos sobre o tema! Confira:
💧 Dica da Plantei: o Salva Plantas é composto por um mix de cordões que funcionam como uma espécie de raiz artificial, garantindo a umidade dentro dos vasos por vários dias. Esse sistema é ideal para frutíferas em vasos que demandam solo úmido!
5 – Faça um canteiro de flores
Se o objetivo for ter um jardim bem colorido, aposte nas flores!
Escolha variedades que tenham as mesmas preferências de luminosidade que incidem no espaço em que serão cultivadas. Por exemplo: cinerária, impatiens e kalanchoe gostam de sol pleno; enquanto onze-horas, bela manhã, vinca-anã, celósia e prímula preferem meia-sombra.
Conheça a Plantei Garden Center
Gostou das nossas dicas e inspirações para o seu jardim de frente?
Na Plantei Garden Center você encontra centenas de produtos para casa & jardim! Treliças para paredes verdes, vasos autoirrigáveis, kits de sementes, ferramentas de poda, adubos orgânicos e muito mais!