A presença de plantas nos ambientes faz toda a diferença na percepção do espaço: trazem sensação de frescor e aconchego para áreas gourmet e varandas de apartamento, criam pontos de destaque na recepção de salas corporativas e podem ser as verdadeiras estrelas da decoração, como é o caso das famosas paredes verdes que ornamentam espaços de eventos e restaurantes.
Uma das formas de utilizá-las é colocando vasos e suportes nas paredes, nos muros, grades ou cercas altas. Assim, você pode transformar completamente o ambiente gastando pouco e aproveitando o que você já tem em casa ou investindo em opções que tenham um design com a sua cara!
Neste artigo nós apresentamos uma série de inspirações e dicas certeiras para quem quer colocar plantas na parede. Continue a leitura e aprenda sobre:
- Como decorar a parede com plantas
- Quais plantas colocar na parede
- E como colocar plantas na parede!
1 – Design que inspira
Qual o estilo do espaço que você quer incluir plantas? Moderno, minimalista, rústico, estiloso, elegante ou divertido? Pense sobre essa questão antes de escolher os vasos para o ambiente.
Os vasos sextavados, por exemplo, são indicados para ornamentar locais com plantas pendentes ou folhagens de pequeno porte e trazem uma percepção diferente dependendo da cor, do material e da forma como são inseridos.
Busque referências de cores no Pinterest e pense na disposição dos objetos complementares, como jarros, esculturas e luminárias. Você pode brincar com cores e texturas, criando contrastes entre os vasos, plantas e a parede ou apostar em uma decoração mais uniforme.
👉 Dica extra: nas imagens estão o vaso sextavado da Vogue e o modelo favo da Japi, respectivamente. Ambos estão disponíveis na Plantei Garden Center. Utilize o cupom BLOGDAPLANTEI10 e ganhe 10% de desconto na sua primeira compra!
Confira, abaixo, algumas dicas do que plantar em vasos de parede. Clique nos títulos e aprenda sobre as preferências de cultivo de cada variedade:
2 – Flores e cores
As jardineiras são ideais para cultivar plantas pendentes que dão flores nos muros de quintais e de jardins com espaço de descanso. Elas também podem ser fixadas abaixo das janelas, para ornamentar corredores ou a frente da casa.
O que cultivar: variedades de columeias, flor-de-maio, gerânio-pendente, capuchinha e roseiras pendentes. Você pode combinar espécies diferentes em uma única jardineira, desde que tenham as mesmas preferências de solo, luminosidade e umidade ou escolher uma única espécie que produz flores de cores diferentes, como as petúnias e onze-horas.
As jardineiras da Acqua Planta, que aparecem na imagem acima, são autoirrigáveis e a umidade é distribuída de maneira uniforme em toda a área de plantio. Demais, né?
👉 Onde encontrar: na Plantei Garden Center você encontra os kits de plantio da Philodendro Brasil (imagem 1) e de Columeia Polka (imagem 2). Utilize o cupom BLOGDAPLANTEI10 e ganhe 10% de desconto na sua primeira compra!
2 – Vasos na parede
O cultivo de plantas em vasos traz vida para os espaços e é uma das formas mais simples e baratas de transformar corredores, muros e varandas. Se a sua intenção é dar uma cara nova para uma parede ociosa, solte a criatividade e planeje uma composição que reúna vasos de cores ou tamanhos diferentes.
Você pode fixá-los na parede utilizando os suportes para vasos, como os que aparecem na primeira imagem ou colocá-los em treliças. Nesse caso, os materiais podem variar de acordo com o estilo: se você quer criar um efeito mais rústico, aposte nas treliças de madeira (clique aqui e veja opções prontas para uso) ou, se preferir, coloque a mão na massa e faça a estrutura utilizando pallets ou madeiras sem uso.
Mas, se você quer dar um toque industrial, vale a pena utilizar treliças de ferro, metal ou de materiais similares. Utilize opções prontas para jardim vertical ou reaproveite janelas e grades antigas.
Horta em vaso
O cultivo de plantas em vasos fixadas à parede pode ter um duplo benefício: proporcionar beleza para os olhos e mais sabor no prato! Ótima ideia, não é mesmo? Você pode cultivar temperos, ervas, pimentas e flores comestíveis de pequeno porte e dar aquele toque mais natural nas suas receitas.
Confira algumas ideias:
Frescor nas bebidas: a hortelã é fácil de cultivar e o uso é muito versátil, porque garante aquele aroma inconfundível em drinks, como mojitos e caipirinhas e é uma ótima acompanhante para sucos de abacaxi.
Para comer com os olhos: as flores comestíveis, como amor-perfeito e a capuchinha também podem ser cultivadas em vasos e são boas opções para ornamentar bolos e confeitos.
Molhos e saladas: utilize temperos frescos como alecrim e tomilho para evidenciar os sabores de carnes e cultive manjericão e cebolinha para preparar o molho de massas.
E se você quer praticidade para ter essa hortinha na parede, escolha os vasos autoirrigáveis da Raiz. Eles são práticos, fáceis de limpar e possuem sistema anti-dengue, ou seja, um ótimo recurso para quem viaja com frequência ou quer ganhar tempo com as regas.
👉 Na Plantei Garden Center você encontra todos os itens que aparecem nas imagens. Confira:
- Vasos autoirrigáveis coloridos
- Suportes de parede para vasos
- Kit horta vertical – Coleção Terrazzo
- Treliça para jardim vertical
- Vasos autoirrigáveis na cor terracota
4 – Estruturas suspensas
Colocar plantas na parede também é uma boa ideia transformar complemente a decoração dos ambientes internos ou externos de espaços alugados, como apartamentos ou salas comerciais.
E as estruturas suspensas são perfeitas para quem quer ter um cantinho verde para chamar de seu! Para deixar o espaço ainda mais bonito, aposte nas plantas pendentes que se adaptam a vasos menores, como a flor-de-maio, colar de pérolas, dinheiro-em-penca e a ripsális, popularmente conhecida como cacto-macarrão.
👉 Onde encontrar: alguns tipos de suportes sustentam mais de 3 vasos leves e demandam de um a dois furos na parede. As imagens abaixo mostram os modelos de jardim suspenso disponíveis na Plantei Garden Center, que são fáceis de montar.
5 – Coleção de orquídeas
As orquídeas são plantas delicadas, sensíveis, possuem formatos variados e há incontáveis cores e espécies. Dendrobium, cattleya, cymbidium são alguns dos gêneros de orquídeas e cada um demanda cuidados específicos. Mas sabe o que todas têm em comum? A beleza!
E para quem é fã de orquídeas e está sempre aumentando a coleção, colocá-las em cachepôs de madeira nas paredes é uma ótima forma de ganhar espaço. Elas ornamentam corredores e paredes de varandas mesmo na época em que não estão floridas.
Escola Plantei
Gostou das nossas dicas sobre como colocar plantas na parede?
Aqui no nosso blog disponibilizamos mais de 500 artigos com dicas de cultivo e ideias de plantio, além de e–books gratuitos para você baixar e consultar sempre que quiser!