A varanda é um dos nossos espaços mais aconchegantes de casas e apartamentos: é utilizada para descanso ou lazer, ajuda a arejar as áreas internas e ainda dá para receber visitas e amigos para confraternizar!
E um ambiente tão versátil assim também merece capricho na decoração, principalmente com o cultivo de plantas. Confira as dicas!
1 – Jardins verticais
Os jardins verticais são tendência na decoração e quando pensamos nas varandas eles fazem ainda mais sentido!
São ótimas opções para trazer um toque diferenciado ao ambiente e ainda ganhar mais espaço. Podem ser construídos em diferentes formatos e materiais: nas treliças próprias para jardins, com o reaproveitamento de paletes, em suportes de chão para vasos ou com estruturas suspensas.
Plantas para jardim vertical
Na varanda gourmet, cultive os temperos de raízes curtas, como manjericão, hortelã, cebolinha, sálvia, coentro e salsinha. São fáceis de cultivar em vasos e você garante ingredientes fresquinhos para dar aquele sabor especial nas receitas.
Em varandas de frente recomendamos plantas leves, de pequeno porte e que se desenvolvam bem em vasos sem necessitar de trocas frequentes.
Uma boa opção é a flor-de-maio, que demanda pouca manutenção e produz flores durante o outono. Para quem busca beleza ornamental, recomendamos a aquisição de orquídeas de variedades diferentes, para que o período de floração não coincida e sempre haja um exemplar florido.
2 – Suportes e aparadores
Em varandas maiores, aposte nos aparadores e suportes para deixar o espaço com um visual diferenciado. Confira os diferentes formatos e dicas:
- Estante: recomendado para quem quer colocar coleções de plantas, como suculentas e cactos ou dar destaque para vaso grande;
- Suporte triangular: com dois andares, é ideal para quem busca uma decoração industrial e precisa de espaço para vários cultivos;
- Suporte retangular: é o melhor modelo para plantas pendentes, como jiboia, hera e peperomia scandens.
3 – Uma variedade, muitos tons
Crie uma composição com uma única planta, mas agregando as variedades. Há centenas de plantas que possuem características diferentes em relação ao tamanho, tipo e coloração das folhas e flores.
Confira algumas opções:
Marantas e calatheas
- Tricolor
- Pavão
- Leuconeura
- Cascavel
- Burle Marx
🌱 Dica da Plantei: como são plantas típicas de florestas tropicais, apreciam bastante umidade e temperaturas altas. Mantenha o substrato úmido: duas regas moderadas por semana costumam ser suficientes.
Samambaias
- Americana
- Paulistinha
- Havaiana
- Esmeralda
- Holandesa
- Mini-samambaia havaiana
Aglaonemas
- Aurora
- Green papaya
- Cochi
- Karat
- Tricolor
- Emerald
- Pink beauty
🌱 Dica da Plantei: são plantas ornamentais, fáceis de cultivar e de beleza única! Gostam de áreas sombreadas, solo úmido e se adaptam bem aos ambientes internos e externos.
4 – Vasos de chão
Além do frescor, os vasos de chão de porte médio ou grande com folhagens verdes deixam o ambiente mais bonito.
Há várias plantas de maior porte que são fáceis de cuidar em vasos: costela-de-adão, palmeira raphis, lírio-da-paz, comigo-ninguém-pode e a espada-de-são-jorge.
Capriche na escolha do design do vaso. Há modelos para todos os gostos e estilos de varanda, que valorizam os cultivos e combinam com as cores e materiais dos mobiliários.
Os modelos origami e de cores lisas combinam com varandas modernas, como espaço gourmet ou de estilo industrial. Mas se a intenção for trazer mais aconchego, escolha os tramados e/ou de fibras.
Confira algumas opções:
6 – Decoração em mesas de centro
Decorar as mesas de centro de varandas com plantas que dão flores é uma ótima opção para ornamentar o espaço. Além de funcional, a varanda fica mais bonita e aconchegante!
Petúnias, kalanchoe e violetas são boas escolhas de flores para cultivo em vasos. E anote a dica: cultive em vasos autoirrigáveis para otimizar o tempo com manutenção e evitar vazamentos nas superfícies durante as regas.
Inspire-se!
Gostou das nossas dicas sobre decoração de varandas?
Aqui no blog da Plantei você encontra vários artigos sobre a integração de plantas nos ambientes, como escritórios, salas, cozinhas e até banheiros!
Confira: