Lendo agora
Como plantar acerola em vaso

Como plantar acerola em vaso

acerola

A acerola (Malpighia punicifolia L) é bastante popular no Brasil e, por ser considerada rústica, é facilmente encontrada em pomares domésticos e marca presença em quintais urbanos ou sítios. 

Essa fruta tropical, que é pequena em tamanho mas gigante nos benefícios para a saúde, é amplamente utilizada em todo o país.

Além do consumo in natura, a acerola é muito usada no preparo de bebidas – como sucos, vitaminas, smoothies e até drinks – e na produção de doces, como sorvetes e geleias. Uma delícia, né?

Já pensou em ter um pé de acerola em casa? Elas podem ser cultivadas em vasos e produzem bem se receberem os cuidados adequados!

Continue a leitura para saber mais! ❤️ 

É possível plantar acerola em vaso?

Sim! 

Com os cuidados certos, pode ser cultivada em vasos e produzir todos os anos. No entanto, é fundamental posicionar o vaso em um local em que a planta vai receber luz solar direta por, no mínimo, 4 horas por dia

Sem exposição ao sol, a árvore não se desenvolve e não produz frutos.

Preparo e tamanho do vaso

As mudas de acerola devem ser plantadas em vasos que tenham mais de 25 litros, assim, terão mais espaço para se desenvolver bem e produzir frutos. 

É essencial que tenha furos no fundo, para que a água das regas escoe com facilidade e não fique junto às raízes. Acúmulos desse tipo podem prejudicar a absorção de nutrientes e causar estresse à planta. 

Para evitar que essas saídas fiquem obstruídas por blocos de substrato, faça uma camada de drenagem com argila expandida, colocando-as no fundo do vaso. 

Compre online:

🪴 Dica da Plantei: se o vaso escolhido for de um material leve, fica muito fácil fazer a movimentação e a limpeza. Caso contrário, use um suporte com rodízios e ganhe tempo e praticidade!

Substrato para vaso

Essa frutífera não é extremamente exigente em relação ao tipo de solo e se desenvolve bem em diferentes condições. Mas, se estiver em um local leve e com boa disponibilidade de matéria orgânica, cresce mais rápido e produz melhor. 

“Para proporcionar essas condições, prepare um mix com 50% de terra vegetal e 50% de areia fina. Acrescente um pouco de húmus de minhoca.” 

Plantio de acerola

O plantio de acerola pode ser feito por sementes, estaquia ou por enxertia, mas as mudas só devem ser transplantadas para o vaso quando estiverem com, aproximadamente, 40 centímetros.

Uma outra opção é comprar mudas saudáveis e fortes que já estão em desenvolvimento.

Mas, atenção: nos dois casos, as mudas devem ser retiradas com muito cuidado, de modo que o torrão que está em torno das raízes seja mantido. 

Mudas frutíferas: saudáveis e bem desenvolvidas. Loja Plantei.

Frequência de regas

As frutíferas que estão em vasos precisam de regas frequentes, porque, ao contrário das que estão no solo, tem um espaço limitado para retirada de nutrientes.

A frequência indicada é de 4 a 5 vezes por semana, mas essa média varia conforme as condições climáticas da região ou da estação. 

“Faça regas bem generosas, de preferência no início da manhã ou no final da tarde. No Inverno, reduza a frequência e verifique se o substrato não está encharcado antes de uma nova rega”, orienta Daniel Barreto, biólogo da Plantei Garden Center

A imagem mostra três tipos de medidores de umidade para colocar no solo ou substrato.

Cuidados e manutenção

Adubação

O cultivo de acerola em vasos demanda cuidados frequentes com a adubação. 

O biólogo reforça que, para iniciantes, uma boa formulação para uso é o NPK 04-14-08 que, além de nutrir, estimula boas frutificações. O Forth Frutas é outra opção excelente, porque regula os micro e os macronutrientes. 

“Se a produção não estiver boa, faça uma correção de solo com calcário dolomítico ou com ferti-peixe durante a primavera-verão. Assim, auxilia na função macrobiológica do substrato que está no vaso”, orienta Barreto.

🪴 Dica da Plantei: clique aqui e participe do nosso grupo VIP da Plantei no Whatsapp. Receba descontos especiais e conteúdos exclusivos sobre plantas! 

Podas

As podas são muito importantes para fins estéticos e para estimular a produção. As de limpeza devem ser feitas sempre que necessário, para retirar folhas secas ou amarelas. Já as de formação podem ser feitas até 3 vezes no ano.

O primeiro passo é retirar os galhos mais finos do centro da copa. “Isso favorece a entrada de luz solar direta na copa da planta, deixando os frutos mais doces e a produção melhor”, explica Barreto. 

Se o pé de acerola estiver com flores e frutos, evite esses galhos. Mas, não tem problema se um ou outro for retirado. “Caso galhos mais grossos forem podados, passe canela para evitar a entrada de fungos e vírus”, destaca. 

E, no caso de podas estéticas, retire até 20 centímetros dos galhos superiores e dos que estão nas laterais. 

Frutíferas em vaso

Agora que você já aprendeu como a cultivar acerola em vaso, confira nossos artigos sobre outras frutíferas que também se adaptam a essas condições:

Conheça a Plantei Garden Center

A Plantei Garden Center é especializada em casa & jardim e, desde 2013, oferece ao público uma grande variedade de produtos para facilitar o cultivo, a manutenção e a ornamentação de ambientes com plantas. 

Visite nossa loja física em Salto Grande (SP) ou acesse a loja virtual, compre online e receba em casa! 

Plantas para ambientes internos - Guia prático para deixar sua casa mais verde


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo