Lendo agora
Tanchagem: propriedades, benefícios e como usar

Tanchagem: propriedades, benefícios e como usar

tanchagem

Você já ouviu falar dessa poderosa planta medicinal? A tanchagem, também conhecida por taiova, tansagem ou 7 nervos, é um cultivo muito utilizado para a produção de remédios caseiros, principalmente por sua ação anti inflamatória, antimicrobiana e analgésica.

Fácil de ser encontrada, a planta apresenta diversos benefícios ao organismo, podendo ser usada para o tratamento de queimaduras, cortes, feridas, furúnculos, infecções, picadas, caspa, gripes e acne.

Para saber mais sobre a tanchagem, suas propriedades e formas de uso, continue a leitura!

tanchagem

Características da planta tanchagem

A tanchagem, de nome científico Plantago major, pode ser encontrada facilmente em locais públicos, beira de estradas e perto de áreas agrícolas. No entanto, essas não devem ser usadas para fins alimentares ou medicinais: dê preferência para cultivos domésticos, de quitandas, feiras e lojas de produtos naturais.

tanchagem
A tanchagem pode ser reconhecida por suas folhas possuírem sete nervuras salientes cada.

Ela é fácil de ser reconhecida, já que não possui caule e suas folhas formam uma roseta logo acima do solo, apresentando um longo pedúnculo com sementes ou flores bem pequenas no centro. A tanchagem também se caracteriza por possuir sete nervuras, que as diferenciam de outras plantas com o mesmo formato.

Propriedades e benefícios

A tanchagem tem propriedade antibacteriana, desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, digestiva, descongestionante, diurética, sedativa e laxativa.

tanchagem
As partes aéreas da planta são usadas para o tratamento de mais de dez tipos de enfermidades.

Por apresentarem mucilagens (secreção rica em polissacarídeos), suas folhas protegem mucosas inflamadas e as vias respiratórias, estancando hemorragias nasais e auxiliando a expulsão de secreções provenientes da traqueia, brônquios e pulmões. Elas também têm ação antidiarreica e diminuem a irritação da mucosa intestinal.

Como usar

A principal forma de uso da planta tanchagem é por via oral, em forma de chá. Ele é indicado para o tratamento de doenças respiratórias, assim como dores de garganta, aftas, amigdalite e laringite.

Além disso, o chá de tanchagem alivia infecções urinárias, problemas no fígado, azia e diarreia, funcionando também como um diurético para reduzir a retenção de líquidos. Saiba como fazer:

Veja também
guaraná

  1. Retire algumas folhas frescas e maduras da tanchagem, cerca de 3 a 4 gramas.
  2. Lave e seque as folhas escolhidas, e guarde em uma tigela com tampa.
  3. Ferva 150 mL de água e despeje sobre as folhas na tigela. Cubra com a tampa e deixe abafado até amornar.
  4. Coe o chá e pronto! O líquido deve ser guardado na geladeira e consumido em até duas semanas.

É indicado que o chá seja consumido, no máximo, até dois copos ao dia.

tanchagem
A tanchagem pode ser usada na produção de chás, pomadas e óleos.

A planta medicinal também é usada em pomadas para a pele, no tratamento de feridas e furúnculos, pois auxilia na coagulação do sangue e na cicatrização. Confira como fazer pomada de tanchagem:

  1. Colha, lave e seque bem as folhas de tanchagem. Esse processo irá estender a conservação da pomada.
  2. Coloque-as em um pote e adicione óleo de coco.
  3. Leve-o ao banho-maria até que o óleo de coco derreta.
  4. Assim que o líquido estiver pronto, retire todas as folhas e espere que ele se solidifique, em temperatura ambiente. Para deixar a mistura ainda mais cremosa, adicione cera de abelha.
  5. Pronto! Envase a pomada em um frasco de vidro com tampa e guarda na geladeira.

Viu, só? A tanchagem é uma erva medicinal multifuncional, fácil de cultivar e com inúmeros benefícios à saúde. Para usá-la, aposte em cultivos de qualidade e de boa procedência.

A loja Plantei, maior garden center online do país, te ajuda nessa missão, reunindo os melhores itens do mercado para otimizar o dia a dia de quem ama cultivar. Clique no banner abaixo para conferir!


comprar plantas online

Comments

comments

Comentários (23)

Deixe uma rsposta

Your email address will not be published.


© 2020 Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo