Um tema que ainda gera muitas dúvidas é como fazer uma horta em apartamento!
Neste artigo reunimos as respostas para as principais dúvidas e vamos explicar o passo a passo para montar a sua horta de uma forma com que os cultivos consigam se desenvolver bem, mesmo em um espaço pequeno.
Veja o que você vai aprender:
- Como escolher o local
- Quais hortaliças escolher
- A forma correta de montar vasos para horta em apartamento
- Cuidados essenciais
- Opções de estrutura (vertical, de chão, em nichos, etc)
- … e muitas inspirações!
Vamos lá?
Como escolher o local
Essa é a primeira recomendação do post porque impacta diretamente no desenvolvimento dos seus cultivos.
Seja no apartamento ou em qualquer outro espaço, uma horta precisa de receber luz solar, que pode até ser indireta para alguns cultivares e também pode ser artificial (luzes full spectrum).
Sem luminosidade não há fotossíntese e, consequentemente, não há colheita.
No caso de luz solar direta o período mínimo é de 3 horas por dia e recomenda-se o sol da manhã. Já a luz indireta pode ser em qualquer horário e a iluminação artificial (full spectrum) por, no mínimo, 6 horas.
Portanto, lembre-se bem dessa dica antes de posicionar a estrutura que receberá os vasos, seja uma treliça, bancada, suporte ou nicho.
Além de observar quando e por quanto tempo o sol aparece nos espaços do seu apartamento, veja se o local é arejado e bem ventilado. Isso auxilia no crescimento e desenvolvimento de hortaliças saudáveis.
Passo a passo de montagem de vasos
A horta em apartamento é montada em vasos ou jardineiras. A montagem é muito simples: primeiro, faça uma camada de drenagem no fundo do vaso usando argila expandida ou brita.
Não deixe de fazê-la, pois essa camada auxilia no escoamento da água, o que evita o apodrecimento e o superaquecimento das raízes, dependendo da superfície em que estarão seus vasos.
Para evitar o excesso de terra caindo no chão no momento das regas, você pode usar manta bidim ou manta para drenagem após a camada de pedra ou argila.
Em seguida, adicione a terra – combine areia, terra vegetal e terra comum – na proporção de 1:1:1.
Uma dica extra é misturar húmus de minhoca, para fornecer ainda mais nutrientes para o seu cultivo.
Preencha até, aproximadamente, a boca do vaso. Depois, faça uma rega suave sobre a terra, até que a água escoe pelos furos do vaso. Se a terra acomodar, adicione um pouco mais.
Se o plantio for feito por sementes, você pode utilizar um substrato pronto (indicamos o da marca Carolina), em vez de seguir a receita que indicamos acima. Ele garante os nutrientes necessários para a germinação da semente, porém, após no máximo 20 dias, precisam ser transplantadas para outro tipo de solo.
Caso você opte por comprar mudas das hortaliças escolhidas para sua horta, verifique se elas estão saudáveis antes de adquirir. Para o plantio, recomenda-se seguir a receita indicada, porque o substrato não é o ideal para cultivo de mudas já grandes.
Quais hortaliças escolher
A escolha das hortaliças é muito importante. Antes de começar a sua horta, você precisa saber que cada espécie tem um período diferente de plantio e colheita.
Para nossa sorte, há vários tipos de temperos que produzem bem em diferentes épocas do ano ou até durante o ano todo.
Você pode conferir um calendário de plantio, que mostra o período de plantio de cada hortaliça mês a mês.
Veja abaixo algumas dicas de acordo com o tamanho do espaço disponível para cultivo no seu apartamento.
Você pode cultivar suas hortaliças e até mesmo suas frutas favoritas, desde que elas sejam espécies que se desenvolvem bem em vasos e recebam muita luz solar direta, indireta ou artificial.
Mini-horta em apartamento
- Cebolinha
- Salsinha
- Manjericão
- Brotos: a germinação das sementes pode ser feita em vidros, suspensas em sacos de pano (o tecido deve ser permeável) ou em kits apropriados para cultivo de brotos, a base d’água.
Horta pequena em apartamento
- Microverdes: podem ser cultivados com o uso de sementeiras e há inúmeras variedades (girassol, beterraba, rúcula, rabanete, repolho, couve, mostarda, cenoura, ervilha, entre outros).
- Cebolinha
- Salsinha
- Coentro
- Manjericão
- Alecrim
- Hortelã
Horta em apartamento (espaço médio)
- Cebolinha
- Salsinha
- Coentro
- Orégano
- Tomilho
- Manjericão
- Alecrim
- Hortelã
- Pimenta
- Flores comestíveis (amor-perfeito ou capuchinha)
Horta em apartamento (espaço grande)
- Cebolinha
- Salsinha
- Coentro
- Orégano
- Tomilho
- Manjericão
- Alecrim
- Hortelã
- Flores comestíveis (amor-perfeito ou capuchinha)
- 3 tipo de pimentas (clique aqui e conheça alguns tipos)
- 3 tipos de PANCS (ora-pro-nóbis e peixinho)
Em espaços grandes como terraços, você pode ampliar a variedade de cultivos e, usando vasos com maior profundidade, é possível cultivar espécies de raízes longas ou tubérculos, como alho, cenoura, gengibre, açafrão da terra, entre outros.
Cuidados essenciais
Todo ser vivo precisa de cuidados constantes, portanto, apesar das dicas de montagem, é fundamental observar as necessidades das hortaliças que você escolheu para cultivar.
As regas, por exemplo, podem ser mais frequentes ou mais espaçadas. Tudo vai depender da região em que você mora e também das condições climáticas.
Para alguns cultivos, dependendo do desenvolvimento da planta, será necessário fornecer uma adubação orgânica (clique e veja o artigo sobre o assunto).
O mais importante é: comece a sua horta e vá aprendendo com o processo.
Inspirações
Agora que você já aprendeu como montar sua horta no apartamento, vamos às inspirações de modelos! Aqui no post mostramos hortas enviadas pelos clientes da Plantei Garden Center, que criaram seus espaços verdes com os produtos da loja.
Também criamos uma pasta no Pinterest com várias ideias bacanas para quem quer fazer uma mini-horta em apartamento pequeno. Ainda não segue a gente por lá? Clique aqui para ver mais ideias e aproveita para acompanhar nosso perfil!
Apartamentos com sacada
A sacada ou varanda costuma ser o espaço dos apartamentos que recebe a maior quantidade de luz solar e boa ventilação. Esse espaço é muito popular para cultivo, seja de hortaliças, de flores e até de frutíferas em vasos.
Como o espaço é pequeno, as hortas verticais são ótimas opções para esse espaço dos apartamentos. Elas podem ser feitas em diferentes estruturas, como fixadas em treliças à parede, com suportes ou nichos decorativos.
A disposição dos vasos fica por conta da imaginação: você pode variar a altura entre eles, usar vasos da mesma cor ou apostar na variação de cores, ou opções personalizadas (com nomes de temperos ou frases inspiradoras), desde que tudo fique com a cara da sua casa!
Apartamento sem sacada/varanda
Além da luminosidade, o local escolhido para sua horta em apartamento também deve ser arejado. Caso seu imóvel não possua sacada, varanda ou terraço, opte por espaços próximos de janelas, que recebam luz solar por pelo menos 4 horas ou luz artificial por pelo menos 6 horas.
Após definir onde a horta vai ser posicionada, é hora de definir como ela será feita. As opções verticais são as mais comuns, pois ocupam menos espaço. Você pode utilizar treliças fixas à parede, suportes de chão, nichos, prateleiras ou estantes. Outra opção é fazer uma horta suspensa.
Para modelos fixos, os cuidados necessários são: verificar se não há nenhum encanamento na parede escolhida e comprar os materiais adequados pensando no peso e na função dos vasos.
E lembre-se também dos cuidados que são necessários, como as regas, que podem ser feitas com regadores manuais, sistemas automáticos com timers, mangueiras de gotejamento, entre outros.
Dica: os vasos autoirrigáveis são fechados e contam com reservatórios para armazenagem de água.
Algumas espécies podem ficar até 10 dias sem precisar de novas regas, dependendo do clima e da região de uso. Além disso, eles impedem que o excesso de água ou sujeira caia nas superfícies.
Horta em suporte de chão ou bancadas
As bancadas também são ótimas opções para montar sua hortinha.
Se a sua cozinha recebe luz solar e é arejada, os vasos com temperos terão um duplo benefício: temperos frescos na hora de cozinhar para garantir mais sabor e também mais beleza ao ambiente e purificação do ar.
O cultivo de plantas em áreas internas, de forma geral, traz mais vida aos ambientes e garante um toque especial na decoração.
A escolha dos vasos vai fazer toda a diferença nessa hora! Escolha opções que tenham um design e cor compatível com a decoração do ambiente escolhido.
Outra opção são os suportes de chão para vasos. Quanto mais “argolas” disponíveis no suporte, mais cultivos você pode ter no mesmo espaço.
Essas estruturas são muito populares para o cultivo de flores, mas são muito funcionais para hortas em apartamento, já que otimizam o espaço, são fáceis de mover e não é necessário furar as paredes, uma preocupação para quem tem imóveis alugados.
Nesse caso, a dica é escolher suportes em aço anticorrosivo, já que a peça ficará exposta ao sol e ao vento.
Uma outra vantagem é a regulagem entre a altura dos vasos, que é fundamental para que você consiga adaptar o suporte para as necessidades das hortaliças escolhidas para cultivo.
Horta em estante ou suspensa
As estantes também são uma boa opção para quem prefere não furar paredes. Caso você escolha essa opção, recomenda-se o uso dos vasos autoirrigáveis ou que após as regas os vasos fiquem em outras superfícies até que sequem por completo.
Os materiais mais comuns de estantes, como madeira e metal, podem apodrecer, inchar ou apresentar danos que comprometam o uso da estrutura para cultivo.
As hortas suspensas ficam muito charmosas em apartamentos. Serve de alternativa para quem não tem varanda e ainda menos espaços.
Para essa opção, indicamos a compra de materiais para este fim que sejam resistentes e não ultrapassem o peso indicado, para evitar problemas de despencamento.
Hortas na parede
As hortas em apartamento costumam ser fixadas na parede por diversos motivos: ganho de espaço e decoração. Você pode utilizar estruturas diferentes, como madeira, metal ou nichos individuais para cada cultivo.
A vantagem das treliças é que elas permitem a mobilidade dos vasos, permitindo que você modifique-os de acordo com a necessidade dos seus cultivos e também para criar novos cenários na decoração.
Dicas extras
- Compre vasos do mesmo formato, mas que sejam de cores diferentes;
- Vasos personalizados deixam sua hortinha com ainda mais personalidade e facilitam na hora de localizar a salsinha ou o coentro;
- Use vasos de tamanhos diferentes, afinal, cada espécie tem suas particularidades em relação ao espaço, mas mantenha uma única cor, para criar um padrão;
- Escolha estruturas que sejam fáceis de limpar e manusear;
- Os vasos para horta em apartamento mais comuns são os autoirrigáveis, porque evitam sujeiras em superfícies, vazamentos e permitem que o cultivador fique alguns dias sem regas, evitando o manuseio das hortaliças.
Especial para iniciantes
Se você nunca cultivou e quer começar agora faça o download do nosso e-book (clique aqui). O material é totalmente gratuito e foi criado especialmente para iniciantes. Também explicamos como plantar pimenta, manjericão, cebolinha, orégano e muito mais!
Nós também criamos um material completo sobre como fazer uma horta em vasos, explicando a forma correta de prepará-lo, mix de receitas de substratos e várias opções de hortaliças para cultivar! Gostou? Então, mãos à terra!
Gostei muitíssimo da idéia.
Como seguir esses passos?
Olá Valdete.
Como assim como seguir esses passos?
Estas foram algumas sugestões de opções para cultivo em apartamento. Listamos os materiais que podem ser usados. Aí é só plantar.
Ou se refere a como comprar os produtos?
Onde fica essa loja para comprar?
Estamos localizados em Salto Grande – SP, mas realizamos as vendas através da loja virtual http://www.plantei.com.br/
E entregamos para o Brasil todo.
As 2h de luz do sol na horta precisa ser luz direta? Ou um local com iluminacao natural durante todo o dia, mas sem incidencia direta da luz do sol, já é suficiente?
Obrigado!
Olá, no meu apto não bate sol, mas é muito arejado. Consigo cultivar essa horta mesmo assim? Sem sol? Obrigada, Fernanda.
Comprei os vasos auto irrigáveis ano passado. A aparência é linda, mas nem todas as plantas se deram bem. A terra fica úmida o tempo todo e a raiz apodrece matando a planta. Isso ngm conta né?!