Os tipos e estilos de jardim estão muito ligados a arquitetura do lugar em que estão, as características das plantas que o compõem e sua funcionalidade.
Cada tipo de jardinagem apresenta não só plantas e vegetações específicas, mas também o modelo indicado de poda, as formas de cultivo e a disposição das espécies no espaço.
Além da estética, o tempo de dedicação e manutenção são determinantes para escolher um estilo de jardinagem. Quer aprender mais tipos e estilos de jardim? Continue a leitura!
Jardim inglês
Ao contrário do jardim francês que apresenta canteiros bem delineados e simétrico, o jardim inglês é ideal para quem gosta de misturar espécies de diferentes estilos no mesmo espaço. O estilo foi criado, inclusive, para contrapor-se ao “padronizado” jardim francês.
Composto por diferentes tipos de flores, folhagens e arbustos, o jardim inglês comumente têm espécies de fácil cultivo, que podem se desenvolver bem com uma manutenção esporádica.
As árvores frutíferas e plantas medicinais também podem ser plantadas no nesse tipo de jardim, a depender do espaço.
Durante o plantio é importante escolher opções de plantas que não sejam antagônicas, ou seja, que não roubem os nutrientes da outra quando plantadas lado a lado.
Uma boa interação entre elas garante um desenvolvimento saudável para todo o jardim, sem competição por espaço.
O estilo de jardim inglês é facilmente adaptável em quintais pequenos e médios. Também serve de inspiração para varandas, sobretudo se houver vasos grandes para alocar folhagens e plantas frutíferas.
Aprenda a cultivar:
👉 Lavanda
Jardim francês
O jardim francês ou clássico busca simetria entre canteiros e as espécies plantadas, seja nos tipos e na altura das plantas, no formato e também nas cores dos elementos escolhidos. Manter essa unidade visual exige uma manutenção atenta e contínua.
Uma característica marcante dos jardim francês é a perspectiva. Arbustos, pinheiros, e flores como amor-perfeito e as tulipas são muito comuns na composição do jardim francês.
Outros elementos, como chafarizes e pergolados também constituem o estilo, que pode ser adaptado para espaços maiores, como jardins de condomínios ou chácaras.
Neste tipo de jardim, a manutenção é contínua, principalmente as podas, para manter o padrão “perfeito”. Os jardins do Palácio de Versalhes, em Paris, são o exemplo mais conhecido do estilo.
Jardim italiano
Predominantemente constituídos por vegetações, o jardim italiano utiliza canteiros em formatos geométricos, buscando apresentar unidade visual e simetria, assim com o estilo francês.
O verde exuberante se apresentam em pinheiros e buxinhos podados em formas retangulares ou quadrados.
Jardim tropical
Um estilo muito presente no paisagismo brasileiro é o jardim tropical. Trata-se de um estilo que tem o foco no natural e nas espécies nativas.
Costela-de-adão, bromélias, samambaias e orquídeas são as “queridinhas” do jardim tropical. É comum que pedras e fontes de água sejam utilizadas na composição do jardim tropical.
Facilmente adaptável para jardins de pequeno e médio porte, o jardim tropical também é uma inspiração para a decoração de espaços internos.
Mesmo com espaço reduzido, a combinação entre folhagens de clima tropical transmite mais frescor ao ambiente e proximidade com natureza.
Aprenda a cultivar:
Tipos de jardins
Jardim de inverno
É bastante utilizado nas construções e edifícios da arquitetura brasileira como elemento decorativo e também funcional. Dentro das casas o espaço favorece a circulação de ar e a entrada de luz nos ambientes.
Outra vantagem do jardim de inverno é ter um “cantinho verde” privativo para relaxar.
Dica: escolha as espécies considerando a incidência de luz que chega no espaço. Confira as nossas dicas de plantas resistentes a luz direta e de espécies que não precisam de sol frequente.
Jardim vertical
Pode ser instalado em paredes utilizando suportes e treliças. É importante atentar-se a luminosidade do ambiente antes de fixar a estrutura, já que é um fator fundamental para o desenvolvimento das espécies, em menor ou maior quantidade.
Temperos como o orégano, manjericão, cebolinha, alecrim e salsa costumam se desenvolver muito bem em vasos nos jardins e hortas verticais. As ervas para chás como hortelã, melissa e camomila também são boas opções para ter ao alcance das mãos. Outra opção é fazer um jardim vertical com orquídeas.
Jardim em espaço pequeno
Para otimizar o espaço, coloque as plantas suspensas em prateleiras, nichos, tripés e suportes. Plantas pendentes, como as jiboias e peperômias ou espécies trepadeiras, como a primavera e as ipomeia, ajudam a dar vida ao ambiente e deixá-lo mais verde e aconchegante.
Mudas frutíferas também podem ser cultivas em um pequeno jardim. Amora, lichia, pitanga e jabuticaba são ótimas opções para plantio em vasos.
- Dica extra: na loja virtual da Plantei, maior garden center online do Brasil, você encontra suportes para vasos suspensos e tripés para vasos de chão, multiplicando seu espaço.
Independentemente do tamanho, formato ou estilo do jardim, é muito importante cuidar do espaço com atenção e mantê-lo limpo, para garantir que as plantas tenham um desenvolvimento saudável e que pragas e doenças não se proliferem.
Inspiração ♥
O paisagismo australiano tem despertado muito interesse nos últimos meses quando o assunto são jardins. O país vem se destacando pelo desenvolvimento de projetos que contemplam arquitetura e soluções ambientais.
O premiado Royal Botanic Gardens de Sydney é um paraíso botânico com elementos da flora nativa, entre eles vegetações arbustivas, plantas alpinas e gramíneas.