Lendo agora
21 plantas tóxicas para cães e gatos (e quais não são)

21 plantas tóxicas para cães e gatos (e quais não são)

plantas tóxicas para cães e gatos

A decoração com plantas ornamentais em casas e apartamentos é cada vez mais comum. Elas adicionam beleza, cor e perfume aos ambientes, tornando cada cantinho mais vivo e acolhedor.

Para quem possui pets em casa, o cultivo deve ser cuidadoso: plantas tóxicas para cães e gatos podem acarretar diversos problemas e até levá-los à morte. Mais do que ficar de olho, é importante garantir que essas espécies estejam fora do alcance dos animais, evitando a ingestão.

Conheça 21 espécies de plantas tóxicas para cães e gatos, e quais podem ser cultivadas tranquilamente em casa, na companhia dos peludos! 🐶🌺

1. Comigo-ninguém-pode

A beleza das folhagens e a crença popular de que a planta traz proteção ao lar são fatores que fazem a Comigo-ninguém-pode (Diffenbachia) ser facilmente encontrada nos lares brasileiros.

O que muitos não sabem é que ela é a campeã quando o assunto é plantas tóxicas para cães e gatos. Seus mecanismos de toxicidade são múltiplos e as substâncias encontradas na planta, como o oxalato de cálcio, irritam as mucosas de animais e humanos.

plantas tóxicas para cães e gatos
A Comigo-ninguém-pode é uma das plantas que mais intoxicam os animais domésticos. Imagem: Reprodução/misteriosdomundo.org

2. Copo-de-Leite

O conhecidíssimo Copo-de-Leite (Zantedeschia aethiopica) possui o mesmo mecanismo de toxicidade que a Comigo-ninguém-pode, e igual princípio ativo, o oxalato de cálcio. Quando ingerida por animais, pode causar irritação das mucosas, dor severa e edema de glote.glote.

plantas tóxicas para cães e gatos
O Copo-de-Leite possui oxalato de cálcio como princípio ativo, oferecendo grandes riscos à saúde dos pets. Imagem: Reprodução/uniprot.org

 

A ISLA Sementes criou uma linha especial para as pessoas que buscam ideias de plantio para ter na horta, mas têm receio de intoxicar os animais de estimação! A Linha Pet conta com mais de 20 tipos de sementes, incluindo frutas, legumes, verduras e de microverdes! Há opções para cachorros, gatos, calopsitas, periquitos, canários e papagaios.

❗ Observe as informações disponibilizadas na embalagem escolhida, porque é lá que você vai encontrar para quais pets a hortaliça é recomendada. E, no caso de dúvida, busque informações com seu veterinário de confiança antes de incluir um novo alimento na dieta dos animais de estimação, tá bem?

A Linha Pet conta com mais de 20 tipos de sementes, incluindo frutas, legumes, verduras e de microverdes! Há opções para cachorros, gatos, calopsitas, periquitos, canários e papagaios.

 

3. Avenca

A Avenca (Adiantum capillus-veneris) não é nativa do Brasil, no entanto, é muito conhecida por aqui. Além de ser uma planta ornamental, possui propriedades medicinais e é cultivada também por espantar mau-olhado.

plantas tóxicas para cães e gatos
Pequenas e aparentemente inofensivas, ingerir pedaços de Avenca pode causar câncer. Imagem: Reprodução/plantsrescue.com

Infelizmente, é uma planta tóxica para cães e gatos e a ingestão de suas partes principalmente na fase de brotos pode causar câncer nos pets.

4. Antúrio

Mais uma das queridinhas em lares brasileiros, a formosa Anthurium spp é uma planta tóxica para animais por possuir oxalato de cálcio, princípio ativo que oferece riscos à saúde dos animais, em todas as suas partes.

plantas tóxicas para cães e gatos
Todas as partes dos Antúrios possuem oxalato de cálcio, substância tóxica para animais domésticos. Imagem: Reprodução/imagejuicy.com

Os principais sintomas de intoxicação pela planta são queimação de mucosas, inchaço da boca, lábios e garganta, edema de glote, asfixia, náuseas, salivação, queimação, vômitos e diarreia.

Veja o nosso vídeo sobre plantas tóxicas para pets:

5. Azaleia

Considerada um símbolo da cidade de São Paulo, a Azalea sp é encontrada facilmente em casas e apartamentos como planta ornamental.

Seu princípio ativo é a andromedotixina, uma substância que, quando ingerida, pode causar distúrbios digestivos por até 6 horas após o consumo, além de provocar disfunções cardíacas nos animais.

plantas tóxicas para cães e gatos
As Azaleias são plantas tóxicas para cães e gatos, por possuir andromedotixina em sua composição. Imagem: Reprodução/tecnologiaetreinamento.com.br

6. Coroa-de-Cristo

Muito encontrada em jardins e calçadas, a Coroa-de-Cristo (Euphorbia milii) é um arbusto espinhoso que possui o látex irritante como substância tóxica. Ao entrar em contato com o pet, pode causar reações inflamatórias, como inchaço, dor e vermelhidão.

plantas tóxicas para cães e gatos
O látex irritante presente na Coroa-de-Cristo pode causar diversas reações alérgicas e inflamatórias. Imagem: Reprodução/plantsrescue.com

7. Bico-de-papagaio

Assim como a Coroa-de-Cristo, o Bico-de-papagaio (Uphorbia pulcherrima) é uma planta venenosa, pois possui uma seiva leitosa tóxica, o famoso látex irritante. Em contato com a pele dos animais, pode causar lesões cutâneas e conjuntivite. A ingestão geralmente provoca vômitos e gastroenterite em gatos e cachorros.

plantas tóxicas para cães e gatos
Visualmente atrativo, o Bico-de-papagaio é uma planta tóxica para animais por possuir látex irritante como princípio ativo. Imagem: Reprodução/thisandthat93.wordpress.com

8. Espirradeira

Muito utilizada como ornamento em jardins, a Espirradeira (Nerium oleander) contém substâncias tóxicas em todas as partes. Esses princípios ativos podem causar vômitos, diarreia, ataxia, dispneia, paralisia, arritmias, coma e morte em humanos e animais domésticos. Os sintomas de intoxicação pela planta podem ser observados de 1 a 24 horas após a ingestão.

plantas tóxicas para cães e gatos
A Espirradeira é uma planta altamente tóxica para animais e humanos. Imagem: Reprodução/en.wikipedia.org

 

9. Espada-de-são-jorge

Uma das recordistas nos lares brasileiros, seja pela bela ornamentação que oferece ou pela crença popular de que traz prosperidade, a Sansevieria trifasciata possui substâncias altamente tóxicas.

Dificuldade de movimentação e de respiração, devido à irritação da mucosa e salivação intensa, são apenas alguns dos males que a ingestão da planta pode causar aos animais.

plantas tóxicas para cães e gatos
A ingestão de partes da Espada-de-são-jorge pode causar irritação da mucosa, salivação intensa e dificuldade de movimentação. Imagem: Reprodução/Wikipedia

10. Lírio e Lírio-da-paz

Outra planta venenosa para animais muito encontrada nas casas brasileiras são os Lírios e os Lírios-da-paz. Todas as partes do Lilium sp e do Spathiphyllum wallisii são tóxicas.

plantas tóxicas para cães e gatos
Todas as partes dos Lírios e dos Lírios-da-paz são tóxicas e não devem ser ingeridas. Imagem: Reprodução/Fernando Genaro

A ingestão pode causar irritação oral, ocular e nas mucosas, assim como dificuldade de engolir e, em casos mais graves, problemas respiratórios. Ainda podem aparecer como sintomas da intoxicação, alterações nas funções renal e neurológica dos pets.

11. Fumo-bravo

Com altos níveis de toxicidade, o Fumo-bravo (Solanum mauritianum) tem como principal composto a solasodina — presente em toda planta, mas mais concentrada nos frutos.

A ingestão da planta pode causar inflamação do duodeno (parte inicial do intestino delgado), gastrite, náuseas, diarreia, elevação das enzimas hepáticas, sintomas neurológicos e vômitos em cães e gatos.

plantas tóxicas para cães e gatos
Todas as partes da planta Fumo-bravo são tóxicas, principalmente seus frutos. Imagem: Reprodução/esc.nsw.gov.au

12. Tomate verde

A substância tóxica do tomate (Solanum lycopersicum) é chamada de tomatina. Ela é encontrada em altas concentrações nas folhas e frutos verdes, mas se transforma em substância inerte nos frutos maduros. A ingestão pode causar arritmias cardíacas, salivação abundante, dificuldade de respirar, vômitos e diarreia.

plantas tóxicas para cães e gatos
Os tomates, quando verdes, possuem alta concentrações de tomatina, substância tóxica do fruto. Imagem: Reprodução/José Reynaldo da Fonseca

13. Violeta

As sementes e o caule da Violeta (Viola odorata) são altamente tóxicos, com princípios ativos como violinha, ácido tânico e salicílico. A ingestão dessa planta tóxica para animais domésticos pode causar gastrites severas, depressão circulatória e respiratória, vômitos e diarreia.

plantas tóxicas para cães e gatos
As violetas são plantas tóxicas para cães e gatos comuns de serem encontradas em lares brasileiros. Imagem: Reprodução/hortacultive.com.br

14. Mamona

A Mamona (Ricinus communis) tem a ricina como princípio ativo tóxico, presente nas sementes da planta. Os sintomas da intoxicação acontecem no sistema nervoso e podem ser observados aproximadamente após 24 horas da ingestão.

O animal pode apresentar diarreia, produção excessiva de saliva, sensibilidade abdominal, cólicas, sangue nas fezes, vômito, hipertermia e desidratação. A intoxicação em animais ocorre frequentemente por ingestão de óleo de rícino, torta de mamona, ou resíduos da planta muitas vezes usados como adubo.

plantas tóxicas para cães e gatos
A ricina é o princípio ativo tóxico presente nas sementes de Mamona. Imagem: Reprodução/Wikipedia

15. Rosa do Deserto

A Rosa do Deserto (Adenium obesum) é originária da África, mas ganhou espaço em diversos cantinhos de quem aprecia lindas plantas. Usada há séculos como veneno em lanças e flechas, a preparação tóxica era feita pela fervura da seiva da planta por 12 horas, retirando todo o extrato e deixando o líquido evaporar.

A viscosidade que resulta dessa fervura é um veneno concentrado, muito usado antigamente por tribos africanas para matar animais de grande porte. A planta possui uma substância química chamada ouabaína que, em doses elevadas, provoca insuficiência respiratória quase imediatamente.

Veja também
Plantas Tendência 2025

plantas tóxicas para cães e gatos
A seiva da Rosa do Deserto é altamente tóxica, utilizada há tempos para matar animais de grande porte.

Os principais sintomas de intoxicação pela planta são vômitos, diarreia, arritmia cardíaca, insuficiência respiratória, anorexia e depressão. Em grandes quantidades, pode levar à morte.

16. Sagu-de-jardim

O Sagu-de-jardim (Cycas revoluta), também conhecido popularmente como cica e palmeira-sagu, é bastante utilizado no paisagismo de jardins e quintais. Considerada uma planta tóxica e venenosa para animais, todas suas partes contêm toxinas, das sementes às raízes.

plantas tóxicas para cães e gatos
A ingestão de partes do Sagu-de-jardim pode levar o pet ao óbito.

Os principais sintomas de intoxicação pela planta são vômito, diarreia e dor abdominal, além de graves sinais hepáticos e neurológicos. Esses indícios aparecem aproximadamente depois de 12 horas da ingestão e, mesmo com atendimento veterinário imediato, o pet pode não sobreviver.

17. Manacá-de-jardim

Superatrativas visualmente, as flores roxas do Manacá-de-jardim (Brunfelsia uniflora) se tornam brancas com o decorrer do tempo e exalam um ótimo perfume, chamando a atenção dos pets. A planta, considerada um arbusto, tem origem brasileira e pode chegar a até 3 metros.

plantas tóxicas para cães e gatos
As cores e o aroma do Manacá-de-jardim aguçam a curiosidade dos pets.

Infelizmente, a planta é altamente tóxica. Os principais sintomas de intoxicação em animais é salivação excessiva, vômitos, engasgos, tosses, falta de coordenação, letargia, tremores musculares e convulsões.

18. Jiboia

Planta muito encontrada em casas e apartamentos, a Jiboia (Epipremnum pinnatum), também conhecida por Era-do-diabo e Jiboia-verde, tem todas as partes tóxicas, por possuir o oxalato de cálcio como princípio ativo.

plantas tóxicas para cães e gatos
O oxalato de cálcio é o princípio ativo responsável pela toxicidade das Jiboias.

Quando ingerida por pets, pode causar diversas reações, como inchaço das mucosas orais e de outras partes do trato gastrointestinal.

19. Costela-de-adão

Com folhas verdes e vistosas, a Costela-de-adão (Monstera deliciosa) é bastante usada no paisagismo de jardins e também para ornamentar ambientes. A planta produz flores perfumadas e frutos comestíveis, porém suas folhas são tóxicas e não devem ser ingeridas.

plantas tóxicas para cães e gatos
As folhas da Costela-de-adão são altamente tóxicas. Imagem: Kara Eads

Os principais sintomas de intoxicação pela planta são irritação e edema nas mucosas, salivação excessiva, asfixia, vômitos, coceira intensa, queimação, paralisia da língua e, se em contato com os olhos, pode lesionar a córnea.

20. Tulipa

As Tulipas possuem cores e formatos variados, atraindo a curiosidade dos pets. Porém, possuem veneno concentrado nos bulbos das flores, que quando ingerido, pode causar reações tóxicas leves a moderadas, principalmente em gatos.

plantas tóxicas para cães e gatos
A toxicidade das Tulipas está concentrada principalmente nos bulbos das flores. Imagem: John-Mark Smith

Irritação na boca e garganta, salivação excessiva, vômitos, diarreia, aumento da frequência cardíaca, perda de apetite e convulsões são alguns dos principais sintomas de intoxicação pela planta.

21. Hortênsia

Originária do Japão, a Hortênsia (Hydrangea macrophylla) tem um grande apelo visual, com flores grandes e coloridas, sendo utilizada para a ornamentação de diversos ambientes.

A planta é tóxica, sendo o principal responsável o glicosídeo, princípio ativo que se transforma em cianeto — um veneno muito forte — quando chega ao estômago.

plantas tóxicas para cães e gatos
O glicosídeo, substância presente nas Hortênsias, se transforma em cianeto, um forte veneno, quando chega ao estômago. Imagem: Simone Dalmeri

Alguns dos sintomas de intoxicação por hortênsia são diarreia, vômitos e dores abdominais. Se ingeridas em grandes quantidades, pode afetar o sistema nervoso, levando a problemas de habilidades motoras, como a falta de coordenação.

As plantas tóxicas para cães e gatos devem se manter fora do alcance dos pets. Caso apresentem algum dos sintomas descritos acima, é importante levá-los a uma consulta com um veterinário de confiança e informar as espécies de plantas que possui em casa. Dessa forma, ele poderá identificar facilmente qual pode ser a causa da intoxicação.

Plantas não-tóxicas para cães e gatos

Agora que você sabe quais plantas podem fazer muito mal aos seus companheiros de quatro patas, que tal conhecer as espécies seguras para ter em casa?

São elas:

Viu só? Existem diversas plantas pet friendly para você decorar seus cantinhos sem se preocupar! Até porque, plantas e animais são uma dupla infalível, não é mesmo? Ambos melhoram, e muito, a vida de quem os tem por perto!

Horta para pets

Vasos autoirrigáveis: encontre a opção certa para seu cultivo favorito na loja Plantei.

Comentários (18)

Comentários encerrados


© 2013 - 2025 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo
Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política do Loja Plantei respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site Plantei, e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco.

POLÍTICA DE COOKIES LOJA PLANTEI

O QUE SÃO COOKIES?

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

COMO USAMOS OS COOKIES?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados ​​para fornecer um serviço que você usa.

DESATIVAR COOKIES

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.

COOKIES QUE DEFINIMOS

Cookies relacionados à conta

Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.

Cookies relacionados ao login

Utilizamos cookies quando você está logado, para que possamos lembrar dessa ação. Isso evita que você precise fazer login sempre que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos quando você efetua logout para garantir que você possa acessar apenas a recursos e áreas restritas ao efetuar login.

Cookies relacionados a boletins por e-mail

Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados ​​para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

Pedidos processando cookies relacionados

Este site oferece facilidades de comércio eletrônico ou pagamento e alguns cookies são essenciais para garantir que seu pedido seja lembrado entre as páginas, para que possamos processá-lo adequadamente.

Cookies relacionados a pesquisas

Periodicamente, oferecemos pesquisas e questionários para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.

Cookies relacionados a formulários

Quando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contato ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura.

Cookies de preferências do site

Para proporcionar uma ótima experiência neste site, fornecemos a funcionalidade para definir suas preferências de como esse site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser chamadas sempre que você interagir com uma página for afetada por suas preferências.

COOKIES DE TERCEIROS

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site.

Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis ​​da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente.

Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você.

Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados ​​para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.

À medida que vendemos produtos, é importante entendermos as estatísticas sobre quantos visitantes de nosso site realmente compram e, portanto, esse é o tipo de dados que esses cookies rastrearão. Isso é importante para você, pois significa que podemos fazer previsões de negócios com precisão que nos permitem analisar nossos custos de publicidade e produtos para garantir o melhor preço possível.

COMPROMISSO DO USUÁRIO

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o Loja Plantei oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;
B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, casas de apostas (ex.: ESC Online), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do Loja Plantei, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

MAIS INFORMAÇÕES

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de Março/2020.