Cultivar um jardim de ervas aromáticas é uma forma de ter ingredientes frescos sempre à mão na hora de cozinhar!
Há uma variedade enorme de sabores e aromas, que transformam receitas simples em pratos elaborados ou dão aquele toque especial em sucos e chás. Quer saber como cultivá-las no quintal ou até mesmo na varanda do apartamento? Continue a leitura!
Jardim de ervas: qual o melhor local
A primeira etapa é escolher o formato: se o jardim será montado em canteiros no chão ou em vasos. A primeira opção é a mais indicada para quem possui quintal, assim, há mais opções de cultivo, principalmente das com maior estatura.
Já os vasos são recomendados para quem não dispõe de jardins e para o plantio de ervas que não gostam de vizinhas. Nesse caso, o segredo é escolher um local com bastante luminosidade e incidência de meia-sombra, que significa que o local recebe aproximadamente 4 horas de luz solar por dia.
Confira, abaixo, mais dicas para preparar o espaço escolhido e uma lista de indicações de ervas.
Preparo dos canteiros
- Se possível, escolha um terreno plano e sem muitos desníveis para começar seu jardim de ervas;
- Limpe o espaço removendo torrões e pedriscos e, em seguida, revolva o solo considerando, no mínimo, 30 centímetros de profundidade;
- Acrescente húmus para melhorar as condições de plantio;
- Faça uma rega no canteiro e veja se a terra drena a água com facilidade.
Lista de ervas para canteiros
Clique nos títulos e confira as preferências de solo, frequência de regas, tempo de germinação e transplantio, adubação recomendada e período de colheita de cada erva.
- Alecrim
- Boldo
- Capim-limão
- Cavalinha
- Camomila
- Citronela
- Hortelã
- Hissopo (conhecida como “erva sagrada”)
- Erva-cidreira / melissa
- Losna (conhecida como ‘absinto’ ou ‘erva do fel’)
- Manjerona
- Orégano
- Tomilho
Preparo dos vasos
- Escolha recipientes com furos no fundo e faça uma camada de drenagem de, aproximadamente, 2 centímetros de altura, utilizando pedras de construção ou argila expandida;
- Coloque o substrato pronto para plantio ou prepare um mix seguindo as preferências de solo das ervas cultivadas: arenosos demandam mais areia na mistura, enquanto os leves e bem drenados carecem de matéria orgânica na composição;
- Preencha até a metade do vaso ou jardineira;
- Posicione as mudas no centro dos vasos e preencha o entorno com substrato ou mix, afofando com as mãos. Faça uma rega generosa e confira se a água escoa pelos furos;
- Caso o plantio seja feito por sementes, utilize sementeiras ou recipientes pequenos e faça o transplante posteriormente, quando as ervas escolhidas estiverem mais firmes.
Ervas para cultivar em vasos
Clique nos títulos e confira as preferências de solo, frequência de regas, tempo de germinação e transplantio, adubação recomendada e período de colheita de cada erva.
Ervas aromáticas companheiras
Cada erva tem um tipo de preferência de solo, de clima e uma estatura diferente. Isso significa que podem cooperar com o crescimento ou prejudicar o desenvolvimento umas das outras quando são cultivadas próximas.
Alecrim, erva-doce e a hortelã, por exemplo, precisam ser cultivadas em canteiros ou vasos individuais.
Já a sálvia, lavanda e camomila são plantas-companheiras e podem dividir recipientes ou espaços preparados com solos leves e pouca umidade. A salsinha e o manjericão também se dão bem em solos arenosos e podem ficar lado a lado.
Cultivo em apartamento
Quem mora em apartamento também pode montar um jardim de ervas em vasos!
As hortas verticais ajudam com a otimização do espaço nas varandas. Outra opção são as bancadas próximas das janelas ou utilizar vasos suspensos.
Confira a lista de itens para começar:
- Vasos de plástico de tamanho médio, argila expandida e substrato para plantio;
- Sementes e sementeiras ou mudas das ervas escolhidas. Dê preferência para as de raízes mais curtas;
- Borrifador (para sementes) ou regador (para mudar);
- Estruturas verticais ajudam a otimizar o espaço e vasos autoirrigáveis facilitam o manuseio dos cultivos e evitam a proliferação de mosquitos.
Depois de reunir todos os materiais, é hora de colocar as mãos na terra! Não sabe o que cultivar? Confira algumas sugestões:
Alecrim (Rosmarinus officinalis)
O alecrim é uma planta perene extremamente aromática e, por isso, é recomendado para temperar carnes assadas. Outros usos comuns: em infusões e chás ou como componentes na aromatização de ambientes.
Preferências: solo argiloso e regas moderadas, somente quando o substrato estiver seco.
Plantio por sementes:
Profundidade: 0,5 (meio) cm
Germinação: de 25 a 30 dias
Altura: 30 a 60 cm
Camomila (Matricaria recutita)
A camomila é uma erva muito conhecida pelo efeito calmante. Além desse benefício, a beleza das pequenas flores também encanta e ornamenta jardins e varandas.
Preferências: solo argiloso e regas moderadas, somente quando o substrato estiver seco.
Profundidade: 1 cm
Germinação: de 7 a 14 dias
Altura: 35 a 45 cm
Cerefólio (Anthriscus cerefolium)
Quer dar um toque especial para molhos e saladas? Aposte no cerefólio! A planta, quando colhida na hora, fica muito mais saborosa.
Preferências: solo que retém umidade e regas moderadas, somente quando o substrato estiver seco.
Plantio por sementes:
Profundidade: 0,5 cm
Germinação: de 7 a 10 dias
Altura: 20 a 40 cm
Escola Plantei
Gostou das nossas dicas para montar um jardim de ervas? Aqui no nosso blog disponibilizamos mais de 450 artigos com dicas de cultivo e ideias de plantio, além de e–books gratuitos. Clique aqui e confira!