Lendo agora
Como plantar chuchu: passo a passo

Como plantar chuchu: passo a passo

O chuchu (Sechium edule), também conhecido como machucho, caiota ou pimpinela, apresenta uma certa variedade de tamanhos, formas e cores. Os cultivares mais comuns têm a forma de uma pera, com 10 a 20 cm de comprimento e cor verde clara.

Chuchu na horta.

Clima

O chuchu cresce melhor em clima quente e úmido, sendo que a temperatura ideal para o cultivo é de 18°C a 27°C.

A temperatura mínima para o plantio deve ser de 13°C, pois o chuchuzeiro não suporta baixas temperaturas.

Luminosidade

O chuchu pode ser cultivado em locais ensolarados, ou em sombra parcial quando jovem, desde que haja uma boa luminosidade.

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,8.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. O chuchuzeiro é muito sensível tanto ao excesso quanto a falta de água.

Chuchu na horta.

Como plantar chuchu

O plantio é feito com o fruto inteiro, que brota com facilidade se deixado por duas semanas em local escuro. O plantio é feito quando o broto atingir 10 a 15 cm de altura. Basta deixar o broto sobre a terra ou enterrá-lo parcialmente (enterrar totalmente o fruto aumenta a probabilidade do broto apodrecer).

O espaçamento recomendado entre as plantas é de 5 m a 7 m, mas existem horticultores que utilizam um espaçamento de apenas 3 m ou 4 m.

Substrato Carolina: para uso doméstico e profissional.

Tratos culturais

O chuchuzeiro é uma trepadeira herbácea que pode cobrir árvores e grandes muros, com ramas que podem chegar a 15 m de comprimento. Assim é necessário que existam suportes para a planta.

Normalmente são utilizados caramanchões ou cercas, mas o chuchuzeiro também pode crescer em muros e paredes em hortas domésticas, desde que estes tenham algo onde as gavinhas do chuchuzeiro possam se prender.

A presença de insetos polinizadores, principalmente abelhas, é necessária para a polinização das flores e a formação dos frutos.

Veja também
A imagem está dividida em duas partes e mostra, a esquerda, uma mini-samambaia havaiana em vaos de fibra de coco, pendurada com suporte de aço. Do lado direito, a mesma planta parece mais volumosa, com muitas folhas, sobre uma mesa de centro.

xuxus

Colheita do chuchu

A colheita do chuchu pode começar de 90 a 120 dias depois do plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo. Normalmente o ideal é colher o fruto duas semanas após a abertura de sua flor, mas pode ser difícil e trabalhoso monitorar todas as flores. Assim, colha os frutos quando estão bem desenvolvidos e ainda tenros. Quando passa do ponto ideal de colheita o fruto começa a abrir na extremidade.

O chuchuzeiro é uma planta perene e pode produzir por sete a dez anos, embora geralmente seja cultivado anualmente ou por 2 ou 3 anos, para manter uma alta produção. Em regiões onde não há inverno frio e não falta água para a planta, o chuchuzeiro pode produzir frutos durante todo o ano.

Os frutos, as sementes, as folhas, as pontas dos ramos e até as raízes são comestíveis.

Pronto para iniciar o cultivo de chuchus? Então mãos à terra!

Ideias de plantio  

Se você ama cultivar, clique nos títulos, leia os artigos completos e aprenda a plantar outros alimentos na sua horta:

Kit de sementes: temperos e folhas para cultivar na horta - Plantei Garden Center.

Comentários (9)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo