Lendo agora
Conheça as propriedades da folha de Sene

Conheça as propriedades da folha de Sene

folha de Sene

Conhecida também como chá de sene, Sene de Alexandria e Cássia, pertence à família das leguminosas e é nativa da Índia e Somália e suas propriedades medicinais teriam sido descobertas por médicos árabes ainda no século IX. Foram também os árabes que introduziram a planta no Brasil no século XIX.

O sene se desenvolve bem em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Porque faz bem

É laxante, depurativa, vermífuga e antiácido. Tem bons resultados contra cólicas biliares, constipação, excesso de bolo fecal e flatulência. Auxilia em processos para emagrecer.

Dica de consumo

Utilize uma colher de sene, de sopa, para um litro de água. Você pode colocar água fervente sobre as folhas e abafar por 10 minutos.

Se preferir, use a mesma quantidade e deixe ferver por 3 minutos. Depois é só coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia, por até 10 dias. Não é recomendado para mulheres grávidas, que amamentam, crianças abaixo de 12 anos e pessoas com insuficiência renal ou cardíaca.

A utilização das fibras do linho na fabricação de tecido remonta a milhares de anos antes de Cristo. E dessa planta vem a semente que anda revolucionando a alimentação natural.

Registros históricos indicam que as sementes de linhaça eram utilizadas na alimentação cerca de 700 anos a.C. e nos dias atuais o consumo não para de crescer. Rica em Ômega 3 e Ômega 6, a semente de linhaça contém as vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno. Em quantidades menores, tem ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Porque faz bem

Previne problemas cardiovasculares regulando o colesterol por meio da ação dos Ômegas 3 e 6. Promove a renovação das células e funciona como regulador intestinal. Nos diabéticos, contribui para estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Pesquisas indicam que a semente ajuda a proteger contra o câncer de mama, uma vez que a linhaça age de forma semelhante ao estrogênio, hormônio feminino. Assim, o consumo regular contribui para melhorar a ansiedade durante a TPM e reduz a vontade de comer doces nessa fase.

Consumo

Acrescente uma colher de sopa de linhaça dourada em um copo do seu suco preferido ou iogurte. Se preferir, misture à salada de frutas ou verduras. Ao iniciar a utilização da linhaça recomenda-se o consumo uma vez ao dia, três vezes por semana. Quando seu organismo estiver habituado, pode consumir todos dias até duas colheres de sopa.

Ideias de plantio

Gostou das nossas dicas? Continue aprendendo aqui no nosso blog ou com nossos materiais gratuitos disponíveis para download!

escola plantei - horta em vasos

Comentários (0)

Comentários encerrados


© 2013 - 2023 | Blog da Plantei. Todos os Direitos Reservados.
Voltar para o topo