Os jardins de inverno proporcionam a entrada de luz nos ambientes internos da casa ou escritório e, quando há plantinhas ali, ficam ainda mais bonitos e funcionais.
Neste artigo explicamos como escolher as plantas certas de acordo com as condições do ambiente, as preferências de alguns cultivos e otimizar o espaço.
Confira as dicas e mãos à terra!
Decorar jardim de inverno pequeno
Em espaços menores, a dica é pesquisar para escolher bem as plantas antes de começar!
A luminosidade presente no ambiente influencia totalmente no desenvolvimento dos cultivos, por isso, verifique quais são as condições: sombra, meia-sombra ou sol pleno (no final deste post colocamos uma lista de plantas para cada tipo de preferência).
Aproveite as paredes
As treliças de madeira com suportes e os vasos de parede são ótimas opções para transformar o espaço, principalmente se for um jardim de inverno pequeno.
Além de garantir uma decoração diferenciada, o espaço é otimizado e garante muito mais cultivos!
Vale à pena criar um painel variado com plantas de pequeno porte: amor-perfeito, cravina, cravo, onze-horas, amor-perfeito, petúnia e kalanchoe são ótimas opções para quem aprecia flores e cores!
E se a preferência é pelos tons de verde, escolha plantas da mesma família para fazer composições. As suculentas são fáceis de cuidar e há variedades de sol pleno e de meia-sombra.
Outra dica é a coleus, uma planta ornamental que se desenvolve muito bem em vasos e pode ser encontrada com diferentes padronagens e cores de folhas.
Utilize vasos suspensos
Para deixar o ambiente mais charmoso e aproveitar cada cantinho, utilize vasos suspensos com plantas pendentes.
O efeito cascata de jiboias, dinheiro-em-penca, peperômias, cordão-de-pérolas, entre outras, deixa o jardim de inverno mais bonito!
Outra dica é pendurar kokedamas de forma suspensa ou apoiados à parede, para preencher outros espaços e criar composições. Como as plantas ficam envolvidas em pequenas esferas de musgo, substrato e argila, também podem ser penduradas em pergolados.
Escolha plantas altas
Os jardins de inverno que recebem sol pleno por mais de 4 horas podem até ter um pequeno pomar. É isso mesmo!
Há frutíferas que se desenvolvem bem em vasos, como as jabuticabeiras híbridas (que produz várias vezes ao ano), as amoreiras e limoeiros.
Entre as folhagens, há opções para todos os gostos!
Para vasos de chão, a costela-de-adão é uma ótima opção. A planta demanda poucos cuidados e se desenvolve bem em ambientes bem iluminados, mas sem exposição direta ao sol, embora também se adapte a estas condições gradualmente.
Outra folhagem exuberante que também apresenta as mesmas preferências de luminosidade é o lírio-da-paz. Porém, as regas precisam ser mais frequentes.
Jardim de inverno com pergolado
As plantas trepadeiras são ótimas opções para jardins de inverno com pergolado. Além de deixar o ambiente mais bonito, elas vão barrar a entrada de luminosidade excessiva e trazer mais frescor para os ambientes internos.
Na hora de escolher, se a sua intenção é criar um efeito esteticamente bonito e ornamental, aposte nas trepadeiras que produzem flores, como a amarelinha (Thunbergia alata), tumbérgia azul (Thunbergia grandiflora), primavera (Bougainvillea Spectabilis), jade azul (Strongylondon macrobothrys) ou sapatinho de judia (Thunbergia mysorensis).
A Primavera (Bougainvillea Spectabilis) é um arbusto que pode ser cultivado como trepadeira, sendo ideal para apoiar em muros, colunas ou na cobertura de pérgolas. Para isso, é fundamental fazer podas regulares de formação, a fim de orientar os galhos e folhas em uma copa arredondada.
Outra opção é a Thunbergia alata, popularmente conhecida como “amarelinha”. Por ser uma trepadeira fácil de cultivar, é ideal para pérgolas e cercas que estejam em espaços que recebam sol pleno ou sombra parcial.
Os cuidados são simples, mas a planta é sensível à falta de água. A floração acontece, principalmente, durante o verão.
Outra dica é utilizar o pergolado para pendurar orquídeas em vasos suspensos. A depender da quantidade de luz que o espaço recebe durante o dia, pode ser necessário colocar um sombrite para protegê-las, já que não toleram horas de sol pleno ou direto.
Plantas para jardim de inverno
Antes de adquirir plantas para o seu jardim de inverno, verifique as condições de iluminação do espaço. Este é o primeiro passo!
Afinal, a beleza dos cultivos depende da luz – em maior ou menor quantidade – e, para garantir um espaço verde, é preciso atentar-se.
Depois disso, é só escolher suas variedades favoritas e… mãos à terra!
Plantas de sombra
- Bambu da sorte (também pode ser cultivado na água)
- Cróton
- Pacová
Plantas de meia-sombra
- Avenca
- Areca
- Barba de Moisés
- Corações emaranhados
- Costela-de-adão
- Flor-de-maio
- Hera
- Jiboia
- Lírio-da-paz
- Peperomia serpens
- Peperomia melancia
- Tostão
- Samambaia
Plantas que apreciam sol pleno
- Flores bulbosas (agapanto e lírios)
- Hera e jiboia (também podem ser cultivada à meia-sombra)
- Frutíferas (clique aqui e veja 12 opções para cultivar em vaso)
- Jade azul e sapatinho de judia
- Rosas do deserto
- Trapoeraba-roxa