Chegou a época mais colorida do ano e, com ela, a resposta para uma dúvida muito comum que sempre aparece aqui no blog: como escolher flores para plantar na primavera?
Quais plantas preferem sol e temperaturas mais altas?
Neste artigo você vai encontrar várias dicas de flores para plantar na primavera. Boa leitura e mãos à terra!
O que plantar na primavera?
Em cada região do Brasil há climas e níveis de umidades diferentes, que podem influenciar no desenvolvimento das plantas, sejam hortaliças, frutíferas ou flores.
Portanto, procure pelas preferências de clima e solo de cada variedade, a fim de proporcionar as condições adequadas para que a planta cresça e floresça de forma saudável.
A primavera é considerada uma ótima época para plantar espécies que apreciam temperaturas um pouco mais elevadas, mas que ainda não são tão intensas como no verão.
Geralmente, é nesse período que elas florescem, incluindo plantas ornamentais e árvores nativas. A primavera também é a hora da colheita de muitas opções de frutíferas.
Flores para plantar na primavera
Se você pretende renovar o jardim com flores que se adaptam bem à época do ano, há dois aspectos importantes: a temperatura da sua região e o lugar onde você quer que as flores fiquem.
Sempre observe a incidência de luz (direta ou indireta) no jardim ou no espaço que você pretende colocar os vasos e procure opções que apreciem as condições do local.
Se a opção for semear flores, plante-as primeiro em sementeiras e, depois que as mudas estiverem maiores e mais firmes, faça o transplante para o local definitivo.
Caso adquira mudas em viveiros ou lojas virtuais, lembre-se que elas estavam em ambientes controlados, com exposição à luz e regas padronizadas. Portanto, vá ambientando a muda aos poucos antes de inseri-la no local definitivo.
Para te inspirar a cultivar mais, listamos 7 opções de flores para plantar na primavera que vão deixar seu jardim ainda mais bonito!
1 – Margarida-africana
Vamos começar nossas dicas sobre flores para cultivar na primavera falando da margarida africana.
A espécie não é exigente quanto ao solo, mas se for rico em matéria orgânica se desenvolve melhor. Aprecia sol, regas abundantes e pode ser propagada por sementes ou mudas.
O uso delas em canteiros deixa qualquer jardim mais vivo e colorido.
Caso escolha essa espécie para plantar, você poderá optar por diferentes tipos de cores: branco, laranja, amarelo, roxo, entre outras.
2 – Cosmos
Você já ouviu falar da cosmos (ou cosmea), né? Quando pensamos em flores para a primavera, ela sempre está presente nos jardins.
É uma planta de fácil cultivo, que transmite bastante delicadeza quando cultivada em grupo. Pode ser encontrada nas cores laranja, amarelo, branco e cor de rosa e aprecia temperaturas quentes.
A cosmos é muito tolerante quanto ao solo, se adaptando a diferentes contextos.
As regas devem ser moderadas, embora elas sobrevivam bem à curtos períodos de seca.
3 – Lírios
Os lírios produzem flores grandes e vistosas, com cores extremamente vivas e variadas. Podemos encontrá-los em tons de vermelho, branco, laranja, rosa ou mesclando mais de uma cor.
Para cultivá-los, o solo precisa ser extremamente fértil. As regas devem ser moderadas, sem encharcar o substrato.
E, embora apreciam boa luminosidade, é preciso ter cuidado com exposição ao sol direto, evitando os períodos mais quentes.
Se o plantio for realizado por bulbos (clique aqui e aprenda sobre esse tipo de cultivo) a recomendação é que seja feito no inverno, para garantir a florada na primavera.
Caso seja feito na primavera, a florada será no início do verão.
4 – Petúnias
As petúnias começam a aparecer na estação anterior, mas continuam em destaque na primavera. Elas apreciam climas quentes e florescem bem nessas condições.
Podemos encontrá-las em diferentes cores e tons, seja com uma única cor ou bicolores.
A preferência é por luz solar direta, com solo fértil e rico em matéria orgânica.
Quanto às regas, devem ser feitas periodicamente para manter o substrato levemente úmido, mas nunca encharcado.
As petúnias se adaptam muito bem ao cultivo em vasos e, quando cultivadas como pendentes, formam um belo efeito visual.
5 – Orquídeas
As orquídeas são apaixonantes e há opções para todos os gostos!
Os períodos de florescimento também podem variar: dependem do gênero e do manejo, como frequência de regas e adubação.
A Dendobrium, que sempre é vista nos troncos das árvores, é um dos tipos de orquídeas que escolhe a primavera para desabrochar.
Fique atenta(o): o sinal que floração virá está na queda das folhas. Quanto mais delas caírem, mais flores virão.
A estação também é indicada para fazer o replantio das Cattleyas, fazendo o corte nos casos em que o quarto bulbo já está nascendo.
Confira mais dicas:
6 – Gazânia
A gazânia é uma planta muito conhecida pelas cores vibrantes de suas folhas. Elas deixam qualquer jardim ainda mais colorido!
Por crescer bem em temperaturas de clima mais quente, o plantio é indicado na primavera e no verão.
Essas estações também são as épocas mais comuns de floração, embora possa florescer durante o ano todo em regiões de clima tropical.
A propagação da gazânia pode ser feita por sementes ou estaquia. Quando a planta é pequena, o solo deve ser mantido úmido, mas, depois que estiver adulta, as regas podem diminuir.
E uma curiosidade: os capítulos florais dessa flor se fecham durante a noite e em dias nublados!
7 – Tagete-anã
Conhecido popularmente como cravo-de-defunto, a tagete-anã é uma planta muito fácil de cultivar em canteiros ou vasos. Como não tolera temperaturas extremas, sejam altas ou baixas, o mais indicado é começar o cultivo na primavera.
Trata-se de uma planta anual, que pode florir em qualquer época do ano desde que receba os cuidados apropriados.
A preferência é por solo rico em matéria orgânica, exposição ao sol por algumas horas e regas moderadas, sem encharcar a terra. O plantio pode ser feito por sementes e a germinação demora de uma a duas semanas.
O cultivo da tagete-anã tem um duplo benefício: além da beleza, essa planta pode ser utilizada nos canteiros das hortas, entre as linhas de plantio, sendo uma boa companheira para diversas hortaliças.
Outra vantagem é que as flores são comestíveis e podem ser acrescentadas em saladas ou biscoitos.
Flores o ano todo
Gostou das nossas dicas de flores para plantar na primavera?
Aqui no nosso blog você encontra várias dicas sobre o cultivo de flores para deixar seu jardim mais colorido. Confira!