Saiba como cultivar corretamente o delicioso quiabo

10 Comentários

      O quiabeiro é uma planta da família da malva. Possui origem africana. Seu fruto, conhecido como quiabo, gombô, quibombó, quibombô, entre outros, é uma cápsula fibrosa cônica verde e peluda, cheia de sementes brancas redondas, muito usado em culinária antes da maturação, pois, próximos a maturação, endurecem.

quiabo

      Suas folhas são lobadas. As flores são axilares, isto é, brotam a partir das gemas axilares.

Sobre o clima para plantio

      O quiabo é cultivado principalmente em regiões tropicais, crescendo bem apenas em temperaturas acima de 20° C. Em regiões sujeitas a temperaturas mais baixas, o quiabo pode ser cultivado em estufas.

Em relação a luminosidade

      A planta necessita de boa luminosidade, com pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta.

Quanto ao solo

      O quiabo deve ser cultivado em solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo está entre 6,0 e 6,5.

E a irrigação?

        A irrigação deve ser feita de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. Plantas adultas são tolerantes a períodos de seca.

quiabo (1)

Vamos então ao plantio

      Deixe as sementes em um recipiente com água por um dia para apressar a germinação, que ocorre em aproximadamente uma semana. Sementes plantadas diretamente podem levar mais de três semanas para germinar.

      O plantio pode ser realizado diretamente no local definitivo ou as sementes podem ser plantadas em pequenos vasos, copos de plástico ou saquinhos, e transplantadas quando atingem de 10 a 15 cm de altura.

Tratos culturais

      Alguns horticultores realizam podas para ramificar ou para revigorar o quiabeiro. Outros horticultores não realizam nenhum tipo de poda. Dependendo do cultivar e das condições ambientais, o quiabeiro pode ultrapassar 2 m de altura.

Chegamos então a colheita

      A colheita dos quiabos normalmente começa entre 60 a 80 dias depois do plantio, e pode continuar por alguns meses em boas condições de cultivo. O quiabo deve ser colhido quando está bem desenvolvido, mas ainda tenro, com uma tonalidade brilhante, o que ocorre geralmente 6 ou 7 dias depois da polinização e início da formação do fruto. Maduro, o quiabo pode se tornar fibroso.

capa

      E você gosta de quiabo? Gostou do tutorial?

      Deixe seu comentário! 😉

10 respostas para "Saiba como cultivar corretamente o delicioso quiabo"

  • Muito boas as explicações, pois acabei de fazer um pequeno plantio no meu quintal e as informações batem com o que fiz.
    obrigado.
    alvamar

  • Gostei das instruções… Estou querendo plantar quiabos porque gosto muito e adorei a dica para facilitar a germinação!!!

  • tenho alguns pes q estao perfeitos, com um metro de altura ja ta dando belos frutos, lisos, brilhantes e sem defeito…..por fora, pois quando vai cortar, estao meio apodrecidos por dentro. o q pode ser isso??

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *